Mobilidade Autónoma: Uma realidade cada vez mais próxima
VW ID. Buzz GTX: Um “pão de forma” desportiva, com 340 CV

VW cria divisão especial para a viatura conectada do futuro

By on 21 Junho, 2019

Serão 5 mil especialistas do digital reunidos debaixo de uma divisão especial que a Volkswagen acaba de criar denominada Car.Software, encarregada de desenvolver e de gerir a parte digital do seu parque automóvel.

Todos os modelos Volkswagen a partir do ID3 vão usar o mesmo sistema operativo de base. A ideia da VW é que a Car.Software desenvolva, internamente, 60% dos sistemas operativos dos seus veículos até 2025.

Como referimos, serão cinco mil especialistas nestas matérias que vão trabalhar para que a casa alemã dê o salto de 10% de produção própria de sistemas operativos, para os referidos 60%. Nos dias que correm, há cerca de 70 unidades de controlo de computadores oriundos de 200 fornecedores diferentes nos carros atuais da VW. 

Com a Car.Software, a Volkswagen espera desenvolver um sistema de exploração de uniforme do sistema operativo de base para todas as funções básicas. O projeto tem como alvo, também, reforçar as capacidades de conectividade e de calculo de dados, tal como o “We Drive” para a busca de estações de recarregamento.

Como referimos, o ID3 será o primeiro a ter este sistema operativo desenvolvido pela VW, o vw.os, espécie de Windows do automóvel, e uma “cloud” para atualizações e não só. Enfim, a Volkswagen tem como objetivo produzir 10 milhões de veículos novos inteiramente conectados e equipados com o sistema operativo de base igual, o que permitira economias de escala impressionantes.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)