Tesla reforça a ‘guerra de preços’
Volkswagen ID Buzz estreia sistemas de assistência ao condutor no seu segmento

VW ID Buzz recupera o “Pão de forma” versão comercial

By on 20 Setembro, 2018

A família ID de modelos elétricos da Volkswagen recebeu mais um elemento, desta feita um comercial totalmente autónomo com 550 km de autonomia.

Chama-se ID Buzz Cargo, está baseado no protótipo ID Buzz que recupera os dias do “Pão de Forma”, e fará parte da completa gama de produtos com mobilidade elétrica que a Volkswagen está a ultimar. Com os 550 km de autonomia, o ID Buzz Cargo é o modelo da gama ID com mais autonomia, oferecida pela possibilidade de instalar uma bateria maior num veículo comercial. Além disso, a Volkswagen instalou no tejadilho um painel solar que oferece mais 15 quilómetros de autonomia.

Como sucede com os outros modelos ID, este ID Buzz Cargo tem condução autónoma de nível quatro, ou seja, não exige participação humana, apenas a sua presença. Assim, o condutor pode concentrar-se em outras tarefas enquanto viaja. Sendo um comercial, o sistema está adaptado a esse facto. O condutor segura o volante durante alguns segundos, a inteligência artificial deteta a função de condução autónoma e a partir daqui o banco pode virar-se para que o condutor tenha acesso a outras funções do interior.

Há várias diferenças para o ID Buzz: as jantes são mais pequenas (20 polegadas), o para choques traseiro foi redesenhado, a bateria é de 111 kWh, o avanço traseiro foi alargado 106 mm (ou seja, entre as rodas traseiras e o fim do veículo há mais 10,6 cm que no ID Buzz), no interior há três assentos ao invés de apenas dois como no ID Buzz e o painel de instrumentos funciona com realidade aumentada.

No que toca a cifras, o ID Buzz Cargo comsegue levar uma carga máxima de 800 quilos, tem 5048 mm de comprimento, 1976 mm de largura e 1963 mm de altura com uma distância entre eixos de 3300 mm (mais ou menos o volume de uma Transporter), tem a velocidade máxima limitada aos 160 km/h e a unidade de potência é composta por dois motores (que oferecem tração integral) com 200 CV. O ID Buzz Cargo tem um pacote de baterias de 111 kWh e outro mais pequeno de 48 kWh. O primeiro leva hora e meia a carregar, enquanto o segundo necessita, apenas, de 15 minutos. Com carregadores de 150 kWh, claro.

Com o ID Buzz Cargo, a VW passará a ter na sua gama dois modelos comerciais elétricos, pois a marca alemã já lançou o e-Crafter, que utiliza o mesmo pacote de baterias do e-Golf com 35 kWh e tem uma autonomia de 172 km. Além disso, descontando este e-Crafter, a gama ID, que tem como base a plataforma MEB do grupo VW, terá cinco carros: ID Buzz, ID Vizzion, ID e ID Cross SUV e o ID Buzz Cargo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)