VW Roomzz tem três filas de bancos e autonomia de 450 km

VW ID Roomz é o maior SUV elétrico da VW e vai ser revelado em Xangai

By on 3 Abril, 2019

Já a preparar a próxima vaga de produtos elétricos, a Volkswagen vai usar o Salão de Xangai para revelar o ID Roomzz, um SUV de sete lugares luxuoso que tem como missão rivalizar com o Tesla Model X. O carro já foi aprovado para produção e será lançado em alguns mercados como o norte americano e o chinês já em 2022.

Além disso, a casa alemã confirmou que o modelo irá mostrar a condução autónoma de nível 4 através do sistema ID Pilot. Recordamos que o nível 4 é um patamar onde o condutor tem de estar presente, mas o carro tem total controlo na maior parte do tempo.

Este será o quinto modelo da gama elétrica ID, sempre tendo por base a plataforma MEB elétrica, juntando-se ao ID 5 portas (que será lançado ainda este ano), ID Crozz SUV, ID Buzz MPV, ID Buzz Cargo e ID Vizzion de quatro portas. Esta é apenas a ponta do iceberg, já que a VW tem em desenvolvimento muitos mais modelos, sendo que alguns rumores dizem que irá haver um ID Crozz Coupé, uma versão carrinha do Vizzion, um SUV ainda maior que o Roomzz e o buggy que já foi revelado. Haverá, também, um regresso ás origens, ou seja, está em estudo um pequeno modelo que será um Volkswagen (carro do povo). A gama será conhecida por números, ou seja, de ID1 a ID 10 e os modelos desportivos serão conhecidos como GTX. 

Quanto a este Roomzz, será determinante nas aspirações de sucesso da VW nos EUA e na China, pois oferece três filas de bancos e espaço para sete pessoas. Com um tamanho semelhante ao Tiguan, a VW reclama que o Roomzz tem tanto espaço no interior como um Touareg. Para conseguir isso, o modelo terá uma distância entre eixos maior que o ID Crozz (do qual deriva, tendo até o mesmo número de código) e vias mais largas. Na China, o modelo terá duas versões diferentes para que as duas joint ventures da VW naquele país, FAW e SAIC, possam comercializar o SUV. Dizer, também, que o modelo deverá ser produzido na fábrica de Chattanooga, Tennessee que, para já, está a ser adaptada à plataforma MEB.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)