Tesla reforça a ‘guerra de preços’
Todos os documentos que deve ter no veículo

VW pode aliar-se a sul coreana SK Innovation para construção de uma “Gigafábrica” na Europa

By on 29 Outubro, 2018

Alguns rumores dizem que o grupo Volkswagen se irá aliar a um parceiro Sul Coreano para construir uma “Gigafactory” no Velho Continente.

Quem levantou a lebre foi a revista alemã “Manager Magazin” que afirma num artigo que o grupo Volkswagen está prestes a concluir um acordo para construção de uma “Gigafábrica” na Europa com a SK Innovation, empresa sul coreana, que valerá milhares de milhões de euros. A decisão final frisa a publicação, ainda não foi tomada, pois o acordo está na fase de discussão de detalhes.

Para a Volkswagemn seria um passo muito importante, pois fabricar as suas próprias baterias seria evitar atrasos de produção provocados por ruturas no fornecedor, esperados face ao ritmo diabólico que a VW quer imprimir à sua produção de veículos elétricos. A partir de 2025, a VW quer vender qualquer coisa como 3 milhões de veículos elétricos.

O fornecedor atual da Volkswagen é a LG Chem, mas há muito que Herbert Diess anda a acalentar a ideia de ter uma fábrica de baterias, para ficar independente dos fabricantes asiáticos e poder melhorar a margem de lucro operacional, uma preocupação da VW face aos modelos elétricos. Caso esta “joint venture” bvá para diante, a VW poderá começar no imediato a produção das mais avançadas baterias de estado sólido, abandonando as unidades de iões de lítio. Sabe-se que o avanço já feito em termos de separadores de cerâmica permite avançar para a produção em massa das novas baterias, o que seria um enorme passo em frente.

O Volkswagen Neo – nome que, alegadamente, será dado ao VW ID – está previsto ter uma autonomia entre 330 e 600 km, consoante o pacote de baterias.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)