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By on 19 Outubro, 2017

Volkswagen T-Roc

A Volkswagen aumenta a oferta no segmento dos SUV compactos com o novo T-Roc. Um crossover fabricado em Portugal que alia aspetos aparentemente contraditórios: desempenho e conforto, emoção e racionalidade, estilo urbano e polivalência. Esses parâmetros de diferentes mundos do automóvel fundem-se numa nova ideia de mobilidade compacta: um veículo utilitário desportivo que só a Volkswagen poderia desenvolver.

Carismático SUV

A Volkswagen alarga a sua gama de modelos com um crossover compacto: o T-Roc. Múltiplas opções de personalização (componentes podem ser selecionados pelo cliente e design bi-color); carroçaria com um total de 11 cores diferentes, três para o tejadilho e um total de 24 combinações cromáticas; sete diferentes tonalidades para os revestimentos do interior.

O T-Roc é o primeiro SUV da sua gama equipado com instrumentos digitais opcionais como o Active Info Display da última geração; sistemas avançados de assistência à condução (Front Assist e Lane Assist, de série, Traffic Jam Assist, em opção); soluções digitais inovadoras (nova geração do Active Info Display); idealmente conectado (via Volkswagen Car-Net com as suas apps e serviços móveis online); motores eficientes (com potências até 190 cv); ágil e confortável (ao mesmo nível que um Golf, controlo adaptativo DCC opcional) e um design pioneiro e vanguardista.

Com esta configuração, o novo crossover da Volkswagen traz um novo ímpeto à classe dos SUV compactos. Dimensões exteriores concisas, um alto nível de funcionalidade interior (cinco lugares, 445 litros de capacidade de bagagem). Um veículo versátil – disponível com tração dianteira ou tração às quatro rodas – que combina o domínio de um SUV com a agilidade de um compacto desportivo. Um carro que é tanto um citadino como destinado a longas viagens.

Design exterior

À semelhança dos modelos Tiguan e Tiguan Allspace, o design do T-Roc segue a tendência do novo e expressivo ADN SUV que combina autênticos elementos off-road em perfeita harmonia com o dinamismo e o estilo urbano. Essencialmente, o design de cada novo SUV da Volkswagen será interpretado individualmente com base no seu ADN. Todos os modelos SUV são caracterizados por um design único que é claramente exclusivo em relação ao produto propriamente dito e ao segmento de mercado em que está inserido.

O T-Roc ilustra isso de forma clara. Surpreende por um design progressivo que imediatamente é gravado na memória como “o T-Roc”. Ao mesmo tempo, permanece claramente como sendo um Volkswagen. O responsável pelo Design da Volkswagen, Klaus Bischoff, destaca: “Com o novo T-Roc, a Volkswagen criou outro SUV autêntico. O veículo evidencia a superioridade que se esconde nele próprio. Mas, ao mesmo tempo, com este crossover levamos para a rua um design muito expressivo e bastante ousado. Estes componentes emocionais tornam isso simpático. Como tal, o T-Roc é igualmente adequado como para uma grande aventura”.

Visual e tecnicamente, o crossover também transmite um poderoso dinamismo ao segmento dos compactos. Klaus Bischoff comenta: “Em minha opinião, o T-Roc é um verdadeiro hino SUV porque enriquece o segmento com um estilo totalmente exclusivo e desportivo”.

O T-Roc posiciona-se no segmento inferior ao do Tiguan. É baseado na plataforma modular transversal (MQB). Embora vários modelos compartilhem a mesma plataforma estrutural, cada um tem uma carroçaria e um interior completamente independente. Graças à plataforma MQB, a equipa de desenvolvimento conseguiu implementar proporções muito dinâmicas. Tal também é aplicado ao novo T-Roc. O modelo crossover tem um comprimento de 4.234 mm (252 mm menos que o Tiguan) e uma distância entre eixos de 2.590 mm.

A largura é de 1.819 mm (sem espelhos retrovisores) e a altura de 1.573 mm (4MOTION: 1.572 mm). A largura relativamente grande em comparação com a estrutura do tejadilho bastante baixa sublinha as proporções dinâmicas do veículo. Ao mesmo tempo, o centro de gravidade relativamente baixo em relação às carroçarias de outros modelos SUV, otimiza as prestações dinâmicas do veículo. Outros detalhes que caracterizam o estilo do T-Roc são as curtas distâncias entre o centro da roda e as extremidades do veículo (à frente: 831 mm, atrás: 800 mm) e grandes cotas nas duas vias: 1.546 mm (à frente) e 1.541 mm (atrás).

Interior e extensa digitalização

A forma e a função do interior do T-Roc foram redefinidas para a era da digitalização. Destaque neste capítulo é a integração de elementos de indicação e de controlos cada vez mais digitalizados. Por exemplo, o T-Roc pode ser encomendado com uma nova geração do Active Info Display (instrumentos totalmente digitais) como uma opção. Além disso e implementados como tecnologia de ponta são os sistemas de infotainment, com ecrãs de 8,0 polegadas de dimensão. Em relação à ergonomia dos elementos de controlos e a sua visibilidade, o objetivo foi projetado para todos oferecem uma utilização clara, simples e intuita. Ao mesmo tempo, o carismático e exclusivo design do interior deste vanguardista e robusto SUV e o moderno tratamento contemporâneo das superfícies estão em perfeita sintonia com o design exterior.

A equipa de desenvolvimento e de design do T-Roc também aproveitou a notável distância entre eixos, em comparação com o comprimento total do automóvel, para proporcionar um generoso espaço para cinco ocupantes. O condutor e os demais passageiros desfrutam de bancos elevados. Na parte dianteira, a altura do banco em relação ao solo é de pelo menos 572 mm; na parte traseira é de 618 mm. Se os cinco lugares estão ocupados, a volumetria da bagageira carregada até ao bordo superior das costas do banco traseiro, é de 445 litros, o melhor valor do segmento. As costas do banco traseiro podem ser rebatidas na proporção de 60:40, podendo a capacidade de carga aumentar até 1.290 litros. Nenhum outro SUV deste segmento oferece, sem dúvida, um espaço tão generoso.

O painel de instrumentos do TRoc caracteriza-se por uma estrutura horizontal cristalina. Os instrumentos e o sistema de infotainment formam um eixo de visibilidade e de manuseamento que, graças à sua localização em posição elevada, oferecem uma ergonomia otimizada. O sistema de infotainment foi posicionado intencionalmente no ponto mais elevado do painel de instrumentos e, graças aos ecrãs de 8,0 polegadas, dispõe de uma grande superfície em vidro que lhe confere un aspecto similar à de um elegante ecrã de um tablet. Os instrumentos e o sistema de infotainment estão integrados numa superfície decorativa que funciona da esquerda para a direita, através do painel de instrumentos. Dependendo das especifidades do tipo de equipamento, pode ter um acabamento em cor escura ou numa cor de contraste que, por sua vez, a sua tonalidade está em consonância com a cor do revestimento dos bancos. Dependendo do tipo de equipamento, as aplicações cromáticas encontram-se nas guarnições das portas, de acordo com as opções configuradas. Em função do tipo de equipamento a luz ambiente é branca ou vermelha.

O ambiente da consola central é da mesma cor que as aplicações correspondentes do painel de instrumentos. A consola integra as funções importantes do automóvel em três níveis horizontais (sistema Start-Stop, ESC, luzes de emergência, assistentes de estacionamento) e as funções do ar condicionado e do aquecimento do banco. Mesmo por baixo da regulação do ar condicionado encontra-se o porta objetos para smartphones e duas portas USB facilmente acessíveis, assim como a possibilidade de carga sem fios e ligação de antena indutiva (opcional). Na consola central, atrás do punho da alavanca de velocidades, situa-se o botão multifunção intuitivo do sistema 4MOTION Active Control para todas as versões com tração total.

Os técnicos de interfaces da Volkswagen desenvolveram a nova geração do sistema Active Info Display (com ecrã de 11,7 polegadas) e elevaram os gráficos de alta qualidade (133 ppp / resolução de 1.280 x 480 pixels) e o espetro de funções para um nível superior. Deste modo, o ecrã tem um melhor desempenho gráfico, uma maior densidade de pixels, um nível otimizado de luminosidade e contraste, cores mais intensas e indicadores de controle menos convencionais. A combinação do Active Info Display com o sistema de infotainment correspondente cria um novo panorama digital e interativo do posto de condução. O sistema de infotainment Composition Media com ecrã táctil de 8 polegadas é proposto de série na versão base. O sistema de topo de 8,0 polegadas em vidro com módulo de navegação é o Discover Media, de série no nível Style e Sport.

O painel de instrumentos digital Active Info Display e o sistema de infotainment foram desenhados para utilizar a maior quantidade possível de serviços online e app através do smartphone e da Volkswagen Car-Net. Adicionalmente são também incluídos o telefone e a mediateca. Ambas as funções não só podem ser indicadas e controladas através do sistema de infotainment, como também através do Active Info Display.

Os sistemas de infotainment de 8,0 polegadas podem ampliar-se com a App Connect (que integra MirrorLink®, Apple CarPlay™ e Android Auto™ da Google). Além disso, a Volkswagen oferece para o novo T-Roc o pacote de serviços “Security & Service” (de série no Sport) que auxilia o condutor nas mais diversas situações. Algumas das funções mais importantes são o serviço de chamada de emergência (Emergency Call), o aviso automático de acidente (Service Automatic Accident Notification) e a chamada de assistência (Breakdown Call). Em combinação com o Discover Media e através do “Guide & Inform” (de série no Style) existe a possibilidade de utilizar diversos serviços online (Online POI Search) como, por exemplo, “Importar destinos online”, “Estações de Serviço” (localização e preços), “Notícias”, “Estacionamentos” (local, disponibilidade e preços), “Meteorologia” e “Informação online de trânsito”.

Motorizações e transmissões – Seis motores turbo, tração dianteira e tração total

Seis motores, três níveis de potência. À semelhança do Tiguan de maior dimensão, o novo TRoc está equipado com eficientes motores sobrealimentados: três blocos a gasolina (TSI) e três bloco Diesel (TDI). Os três níveis de potência são: 115 cv (85 kW), 150 cv (110 kW) e 190 cv (140 kW). As versões de 115 cv são propostas com tração dianteira e caixa manual de velocidades. Em combinação com os motores de 150 cv existe a possibilidade de selecionar tração dianteira, tração total (4MOTION) e transmissão automática de dupla embraiagem DSG de 7 velocidades. O motor a gasolina mais potente de 150 cv está equipado com a gestão ativa dos cilindros ACT (baseada na desativação automática de dois cilindros). Os dois motores de 190 cv oferecem de série a transmissão de dupla embraiagem DSG de 7 velocidades e o sistema de tração total 4MOTION. Os dois motores TSI de 115 e 190 cv e o TDI de 150 cv, são um exemplo de eficiência.

1.0 TSI. O motor base é um bloco de 3 cilindros. Este motor TSI com uma cilindrada de 999 cm3 debita uma potência de 115 cv (85 kW) entre as 5.000 e as 5.500 rpm e um binário máximo de 200 Nm entre as 2.000 e as 3.000 rpm. O T-Roc 1.0 TSI acelera dos 0-100 km/h em 10,1 segundos e atinge uma velocidade máxima de 187 km/h com tração dianteira. O consumo combinado é de 5,1 l/100 km. Calculando a autonomia teórica disponível com um depósito de combustível de 50 litros obtém-se um valor aproximado de 960 km.

2.0 TSI. O motor TSI de 190 cv (140 kW) (4.180 e as 6.000 rpm) com uma cilindrada de 1.985 cm3 acelera o T-Roc de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. O SUV alcança uma velocidade máxima de 216 km/h e desenvolve o excelente binário máximo de 320 Nm desde as 1.500 até às 4.180 rpm. O consumo combinado do T-Roc 2.0 TSI 4MOTION DSG é de 6,7 l/100 km.

2.0 TDI. O bloco tubodiesel do T-Roc 2.0 TDI 4MOTION (150 cv / 110 kW desde 3.500 até 4.000 rpm é um motor potente e eficiente. O TDI possui um binário máximo de 340 Nm já a partir das 1.750 rpm (até 3.000 rpm). O SUV equipado com transmissão DSG opcional acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, alcança uma velocidade máxima de 200 km/h e oferece um consumo de apenas 5,1 l/100 km.

Tração total 4MOTION

As versões 4MOTION do T-Roc estão equipadas com o sistema de tração total permanente. O binário é distribuído entre as rodas dianteira e traseira eletronicamente através de uma embraiagem multidisco (controlada de acordo com vários fatores, como o regime de rotações do motor). Esta distribuição é baseada em função da procura como o objetivo de manter uma tração otimizada e segurança na condução e, ao mesmo tempo, assegurar a melhor economia de combustível possível. O binário é dirigido principalmente ao eixo dianteiro. Em caso de necessidade, o eixo traseiro é ligado em alguns milésimos de segundo. Equipado com tração total e uma distância ao solo de 161 mm, o T-Roc desloca-se sem quaisquer problemas em estradas não asfaltadas.

4MOTION Active Control e selação dos perfis de condução

Todas as versões com tração total do T-Roc oferecem de série o 4MOTION Active Control com seleção dos perfis de condução. O sistema é ativado através de um botão multifunções intuitivo, situado na consola central. Através deste interruptor, o condutor pode ativar quatro modos diferentes de condução e vários menús popup. Se o condutor gira o interruptor redondo para a esquerda, acederá aos dois perfis de estrada “Street” e “Snow”. No caso de voltar o interruptor para a direita, terá acesso aos dois perfis off-road: “Off-road” (regulação automática dos parâmetros off-road) ou então “Off-road Individual” (regulações variáveis). Através do interruptor 4MOTION Active Control podem adaptar-se numa questão de segundos todos os assistentes de condução mais relevantes à situação de propulsão atual. Também é ofereciudo de séries para todos os modelos 4MOTION a seleção do perfil de condução que, em função do equipamento de série e opcional, permite ao condutor regular individualmente os parâmetros para a transmissão DSG, o ar condicionado, a direção assistida eletromecânica, a suspensão adaptativa (DCC) e o controlo de cruzeiro adaptativo (ACC). O condutor pode selecionar cinco perfis diferentes: “Comfort”, “Normal”, “Sport”, “Eco” e “Individual”. Para os modelos com tração dianteira pode ser solicitado, em opção, a seleção do perfil de condução.

Preços

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