Tesla reforça a ‘guerra de preços’
VW ID.3: se quiser comprar um, dia 8 de maio abrem as reservas!

VW vai investir 3,5 milhões de euros em negócios digitais

By on 23 Agosto, 2018

A Volkswagen anunciou que vai investir 3,5 mil milhões de euros até 2025 na construção de empresas e produtos digitais, incluindo uma plataforma alojada numa nuvem que permita ligar veículos e consumidores oferecendo serviços de “car sharing”. Parte desse investimento será canalizado para a finalização de um sistema operativo denominado “vw.OS”, que será introduzido nos modelos elétricos que vão fazer parte da ofensiva elétrica da marca de Wolfsburg a partir de 2020.

No mesmo comunicado, a Volkswagen refere que os modelos elétricos terão uma totalmente nova arquitetura eletrónica, desenhada para facilitar a função da condução autónoma.

Assim, ao invés de ter 70 sensores diferentes e controladores que funcionam independentemente em cada veículo, os novos modelos vão usar o novo sistema operativo para funcionarem em conjunto, tornando tudo muito mais rápido e eficaz. Por exemplo, a informação recolhida por um sensor de estacionamento pode ser, imediatamente, ligada á direção, aos travões e a mapas de elevada resolução, permitem estacionar o carro imediatamente assim que a câmara detete um espaço de parqueamento. A VW justifica este investimento numa nuvem própria e num sistema operativo próprio, por ser muito mais fácil lançar atualizações e torna-las efetivas nos veículos do que confiar em empresas externas com software fornecido pelas diversas empresas de sensores diferentes.

Além do “vw.OS” e da “CloudVW”, a marca alemão vai lançar a “We Share”, um negócio de partilha de viaturas (car sharing) que se estreará em Berlin, utilizando uma frota de duas mil unidades de veículos elétricos, no segundo trimestre de 2019. O serviço será, depois, expandido a toda a Europa bem como a cidades selecionadas nos Estados Unidos da América e no Canadá, sendo que do critério de seleção, são privilegiadas cidade com mais de um milhão de habitantes.

A frota será constituída por 1500 e-Golf e 500 e-up!, sendo certo que depois da chegada dos modelos I.D., os e-Golf e e-Up! serão substituídos. Esta decisão, segundo Jurgen Stackmann, membro do conselho de administração para as vendas, “é uma forma de motivar os jovens utilizadores urbanos a se envolverem com a e-mobilidade, a mobilidade elétrica. Os habitantes de Berlin serão os primeiros a desfrutar da eletrificada experiência que o nosso programa de ‘car sharing’ denominado ‘WeShare’ oferece.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)