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WLTP substitui NEDC: o que muda nos testes de consumos e emissões

By on 1 Setembro, 2017

O diferencial entre consumos anunciados e reais é uma questão que já não é de agora. Ao longo dos anos, arriscamo-nos a dizer que, se não todos, a maioria dos modelos divergia neste particular e a satisfação do cliente aparecia quando o seu modelo fazia consumos perto daquilo que as marcas anunciavam.

A grande questão aqui não eram os consumos em si, mas os testes padronizados que eram feitos a todos os veículos desde a introdução do NEDC (Novo Ciclo de Condução Europeu), em 1992. Em traços gerais, os veículos eram analisados em condições ‘laboratoriais’ que não replicavam as condições reais de utilização. Era precisamente aqui que residia o problema: no dia a dia o veículo nunca iria circular nas condições em que era feito o teste e por isso nunca poderia apresentar consumos e emissões de CO2 idênticos.

Por isso, a partir de hoje, dia 1 de setembro, o NEDC irá ser substituído pelos testes de consumos e emissões WLTP (Teste Mundial Harmonizado de Veículos Ligeiros) e RDE (Emissões em Contexto Real de Utilização). Para já unicamente para veículos novos e a partir do mesmo período de 2018 para todos os novos registos de veículos. Desta forma, pretende-se obter uma maior veracidade entre os valores aferidos nos testes e em condução real.

Saiba quais as principais diferenças entre ambos os testes percorrendo a galeria acima ou vendo os tópicos abaixo.

Fonte: wltpfacts.eu

André Duarte

Os ciclos são mais longos: WLTP (30 minutos) vs NEDC (20 minutos);

Tempos de paragem mais curtos: WLTP(13%) vs NEDC (25%);

Distâncias mais longas: WLTP (23,25 km) vs NEDC (11 km);

Velocidades máxima mais elevada: WLTP (máximo 131 km/h) vs NEDC (máximo 120 km/h);

Velocidade média superior: WLTP (46.5 km/h) vs NEDC (34 km/h);

Fases de condução: WLTP (quatro e mais dinâmicas – aceleração máxima mais elevada e mais fases de aceleração) com 52% em registo urbano e em 48% auto-estrada vs NEDC (duas) com 66% em registo urbano e 34% em auto-estrada);

Influência do equipamento opcional: WLTP (é tomada em consideração e pode diferir de modelo para modelo) vs NEDC (o impacto não é considerado para os registos de consumos e emissões de CO2);

Passagens de caixa: WLTP (há diferentes pontos para a troca de relação mediante o veículo) vs NEDC (os pontos para as passagens de caixa estão definidos de forma estandardizada)

Teste de temperatura: WLTP (medições a 23ºC e CO2 a 14ºC) vs NEDC (medições entre os 20º e 30ºC)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)