Volvo encerra produção de automóveis a diesel: Conheça o último modelo
Volvo: Inteligência Artificial para melhorar Logística de Peças

XC40 será o primeiro Volvo totalmente eléctrico

By on 22 Junho, 2018

O responsável pelo departamento de design da Volvo, Thomas Ingenlath, confirmou que o primeiro veículo eléctrico do construtor sueco será uma versão do XC40. Numa fase posterior, o XC90 também receberá uma variante totalmente eléctrica.

Durante a apresentação do novo Volvo S60, Ingenlath confirmou que o XC40 eléctrico chegará depois do lançamento do segundo modelo da sub-marca Polestar que está previsto para 2019. Será seguido por uma versão eléctrica da nova geração XC90, a sua produção terá início em 2021 na fábrica da Carolina do Sul, EUA.

Os novos veículos eléctricos da Volvo serão versões de modelos já existentes, uma estratégia que contrasta com a da Volkswagen, os futuros eléctricos alemães serão desenvolvidos de raiz e integrados na nova linha I.D.

O responsável pelo design dos modelos Volvo afirmou o seguinte: “Pode-se dizer que a nossa estratégia diverge das restantes adoptadas por alguns dos nossos concorrentes, tenho dificuldade em perceber como essas estratégias resultarão a longo prazo. A mobilidade eléctrica é o futuro da indústria automóvel, o que farão as outras marcas quando veículos eléctricos representarem a maioria das vendas? O que acontecerá às suas gamas? Penso que faz mais sentido abordar a electrificação de acordo com uma lógica que implique o desenvolvimento não de novos modelos, mas sim de novas versões de modelos já existentes que eventualmente serão as mais procuradas pelo mercado.”

A linha XC40 disponibilizará então duas versões electrificadas, uma híbrida plug-in que será lançada em 2019 e uma totalmente eléctrica que provavelmente será introduzida no mercado no início da próxima década. Até 2025, a Volvo intende que 50% do seu volume de vendas seja representado por veículos totalmente eléctricos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)