Cuidados a ter com o seu carro elétrico
Aston Martin adia o lançamento do primeiro carro elétrico para 2026 devido à baixa procura

XEV Yoyo, o citadino elétrico italiano com 150 km de autonomia e um preço inferior a 14 mil euros

By on 1 Outubro, 2021

O XEV Yoyo vai ser vendido nos mercados europeus mais importantes, segundo conta a própria start-up.

A start-up italiana XEV acaba de anunciar a versão de produção de um protótipo que foi apresentado pela primeira vez em 2018. O denominado Yoyo é um citadino elétrico que conta com vários componentes impressos em 3D. Com um visual semelhante um Smart atual, a empresa italiana garante que este utilitário vai ser comercializado em “todos os mercados europeus importantes”, contudo, não especifica quais.

Como seria de esperar, trata-se de um veículo com prestações contidas, mas mais do que suficientes para a cidade. Assim, está equipado com um motor elétrico instalado no eixo traseiro que garante uma potência máxima de 20,4 cv. Pode parecer pouco, mas o mesmo pesa uns meros 525 kg. A bateria de 10,4 kWh tem capacidade suficiente para oferecer até 150 quilómetros com um único carregamento e garante uma velocidade máxima de 90 km/h.

Tal como pode ver na galeria em cima o XEV Yoyo tem dimensões compactas e apenas dois lugares. No interior o condutor tem à sua disposição um ecrã central de 10 polegadas onde são transmitidas todas as informações do veículo. Para além disso conta com vários equipamentos interessantes como é o caso de ar condicionado, ligação Bluetooth ou sistema keyless.

Para já, este veículo pode ser carregado numa tomada doméstica, um processo que demora sensivelmente 3 horas, mas a XEV tem outras ambições. Tal como a Nio, também a start-up italiana pretende criar um sistema de mudança de baterias. As baterias são de acesso fácil através da traseira do veículo e pesam apenas 25 kg. Para que esta ideia passe à realidade, a XEV assinou um acordo com as estações de serviço Eni que vai contar com espaços para a troca de baterias em postos selecionados. Por fim, este automóvel vai ter um baixo custo, com o preço a começar nos 13 900€, valor esse que varia consoante o mercado em que for inserido.

Saiba mais sobre a XEV aqui.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)