Yamaha apresenta motor elétrico para “hyper EV”
Salão de Tóquio 2019 foi, afinal, um sucesso com mais de 1,3 milhões de visitantes

Yamaha acaba com envolvimento na indústria automóvel

By on 24 Outubro, 2019

O espaço da Yamaha no Salão de Tóquio mostrava novos modelos no seu “core business”, motos e motociclos, e alguns automóveis. Mas apenas para comunicar que vai abandonar a indústria automóvel.

Cientes das dificuldades que teriam num ambiente cada vez mais competitivo mantendo a colaboração com Gordon Murray nos seus projetos, a Yamaha optou por se retirar de cena. Lembramos que a marca japonesa apresentou dois protótipos em Tóquio (2013 e 2015) chamados, respetivamente, the Motiv e Sports Ride Concept, baseados no sistema de produção i-Stream de Gordon Murray.

Naoto Horie, porta voz da administração da Yamaha, deixou claro na conversa tida com os jornalistas que os projetos não iriam ter continuidade, focando a marca a sua atenção nas motos e em veículos mais pequenos e próximos do seu “core business”. Segundo ele, “os carros já não fazem parte dos nossos plenos a longo prazo. Esta foi uma decisão tomada pelo presidente Hidaka. Segundo ele, não se consegue perceber num futuro próximo a forma de desenvolver qualquer dos dois carros e fazê-los destacar-se da concorrência, muito forte nos dias que correm. Claro que os carros desportivos são muito apelativos para nós e para os entusiastas, mas o mercado é particularmente complicado.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)