Sabe como se chamava o primeiro Volvo?
World of Volvo: Centro de experiências inédito em Gotemburgo

Zeekr 001, o novo SUV elétrico chinês que chega à Europa já no próximo ano

By on 22 Outubro, 2021

O Zeekr 001 é construído com base na plataforma SEA da Volvo/Geely, e promete mais de 700 km de autonomia.

A Geely, gigante chinês que detém marcas como a Volvo ou Lotus, revelou recentemente que iria lançar uma nova marca de carros elétricos premium no mercado. Agora, essa mesma marca, denominada Zeekr, revelou o seu primeiro produto, o 001. Com um formato de crossover coupé, o 001 é uma evolução de um concept revelado pela Lynk & Co em 2020 e recorre à plataforma SEA criada em parceria entre a Volvo e a Geely.

Graças a essa base, o Zeekr 001 está equipado com dois motores elétricos, um por eixo, que garantem uma potência combinada de 545 cv e 768 Nm de binário, potência suficiente para acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos. Relativamente a bateria, o crossover vai poder ser escolhido com duas opções: 86 ou 100 kWh de capacidade. Na maior, o Zeekr 001 promete uma autonomia máxima de 712 km e garante carregamentos dos 10 aos 80% em meia hora.

De referir que este modelo vai ser construída na China com as primeiras unidades disponíveis ainda este ano no mercado local. Contudo, já no próximo ano a Zeekr pretende chegar a outros mercados, onde se inclui alguns países europeus. Para além disso, o processo de venda será distinto do tradicional. De facto, para comprar um dos modelos da marca chinesa os clientes deverão falar com uma espécie de filial da fábrica que estarão dispostas nas principais cidades. Por fim, a Zeekr promete o lançamento de mais cinco modelos elétricos e todos eles chegam ao mercado nos próximos cinco anos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)