Zotye vai lançar clone do Porsche Macan

By on 12 Outubro, 2016

Os construtores chineses são useiros e vezeiros no que diz respeito a clones. A fórmula é simples, copia-se o visual de um novo carro de uma marca de luxo, que seja desejável como um objeto de status, e faz-se uma versão praticamente igual por fora, mas menos desenvolvida do ponto de vista técnico e com materiais que não têm a mesma perceção de qualidade, e que será sempre vendida por uma fração do preço da versão original.

É o caso do Zotye SR9. O carro é uma cópia descarada do Porsche Macan, copiando inteiramente o visual externo e interno do SUV alemão. Por baixo da pele, o modelo da Zotye não se aproxima sequer do carro alemão, com os chineses a recorrerem ao motor 2.0 turbo da Shenyang-Mitsubishi, com 190 cv, acoplado às rodas da frente e comandado por uma caixa manual de cinco velocidades ou uma de dupla embraiagem com seis relações.

zotye-sr9-004

O preço deverá começar abaixo dos 100 mil yuan, ou seja, menos de 15 mil euros. O Macan, na China, custa perto de 80 mil euros, e em Portugal começa abaixo dos 68 mil. Mais tarde surgirá uma versão 1.5 turbo com 150 cv por menos de 13 mil euros. A Porsche ameaçou processar judicialmente a Zotye na China, mas estes conflitos raramente são resolvidos a favor das marcas ocidentais. Fora da China, o carro não deve ser vendido (a Zotye está presente nalguns mercados de exportação), pois aí a Porsche não teria problemas em impedir a venda de uma cópia tão descarada.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)