Novo Porsche Macan chega dia 25 de janeiro
Porsche termina com vendas do Macan na União Europeia

Zotye vai lançar clone do Porsche Macan

By on 12 Outubro, 2016

Os construtores chineses são useiros e vezeiros no que diz respeito a clones. A fórmula é simples, copia-se o visual de um novo carro de uma marca de luxo, que seja desejável como um objeto de status, e faz-se uma versão praticamente igual por fora, mas menos desenvolvida do ponto de vista técnico e com materiais que não têm a mesma perceção de qualidade, e que será sempre vendida por uma fração do preço da versão original.

É o caso do Zotye SR9. O carro é uma cópia descarada do Porsche Macan, copiando inteiramente o visual externo e interno do SUV alemão. Por baixo da pele, o modelo da Zotye não se aproxima sequer do carro alemão, com os chineses a recorrerem ao motor 2.0 turbo da Shenyang-Mitsubishi, com 190 cv, acoplado às rodas da frente e comandado por uma caixa manual de cinco velocidades ou uma de dupla embraiagem com seis relações.

zotye-sr9-004

O preço deverá começar abaixo dos 100 mil yuan, ou seja, menos de 15 mil euros. O Macan, na China, custa perto de 80 mil euros, e em Portugal começa abaixo dos 68 mil. Mais tarde surgirá uma versão 1.5 turbo com 150 cv por menos de 13 mil euros. A Porsche ameaçou processar judicialmente a Zotye na China, mas estes conflitos raramente são resolvidos a favor das marcas ocidentais. Fora da China, o carro não deve ser vendido (a Zotye está presente nalguns mercados de exportação), pois aí a Porsche não teria problemas em impedir a venda de uma cópia tão descarada.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)