Nissan e Honda querem partilhar tecnologia de motores e baterias
Será que os E-Fuels podem ser solução para o futuro?

Honda: Novos modelos europeus serão elétricos

By on 12 Setembro, 2017

A Honda confirmou que a tecnologia elétrica passará a estar presente em todos os novos modelos lançados na Europa. O anúncio foi feito pelo Presidente e CEO da Honda Motor Co., Takahiro Hachigo, durante o seu discurso na conferência de imprensa no Salão Automóvel de Frankfurt de 2017.

Hachigo-san assumiu o compromisso ao revelar o novo veículo elétrico da Honda, o Urban EV Concept. “Esta não é uma visão do futuro a longo prazo; uma versão de produção deste carro estará aqui na Europa já em 2019”, acrescentou, confirmando que o conceito se tornará uma realidade dentro de dois anos.

Honda Urban EV Concept

O Honda Urban EV Concept é construído numa plataforma completamente nova e apresenta tecnologia avançada dentro de um design simples e sofisticado. O emblema Honda no Concept Car é retro iluminado em azul, deixando antever aquela que será uma característica de estilo para os futuros veículos elétricos da marca.

66% dos modelos Honda com tecnologia elétrica

A nível global, a Honda pretende ter tecnologia elétrica em dois terços das suas novas vendas de automóveis até 2030. Na Europa, o objetivo é alcançar esse marco em 2025, pois o interesse é particularmente forte.

“Aqui na Europa, vemos esse movimento em direção à eletrificação a acelerar a um ritmo ainda maior do que noutros locais”, comentou Hachigo-san, acrescentando que a Europa era, portanto, particularmente apropriada para a estreia global do “próximo passo” na estratégia da “Visão elétrica” da Honda.

Honda CR-V Hybrid

Philip Ross, vice-presidente da Honda Motor Europe, interveio na conferencia de imprensa depois de Hachigo-san, apresentando o novo CR-V Hybrid Prototype. “À venda a partir de 2018, este veículo será o primeiro SUV híbrido da Honda vendido aqui na Europa”, disse ele.

O CR-V Híbrido oferece eficiência no mundo real e facilidade de condução sem esforço. O sistema de dois motores i-MMD (Intelligent Multi-Mode Drive) não precisa de uma transmissão convencional – em vez disso, uma unidade multimodo mais compacta com uma única relação de transmissão fixa entrega o binário às rodas, de forma suave.

Honda Power Manager

Philip Ross também anunciou o novo Honda Power Manager Concept, um sistema de transferência de energia totalmente integrado que pode distribuir eletricidade para e a partir da principal rede elétrica, assim como direcionar o fluxo de energia de fontes renováveis e gerir a interação da bateria de veículo elétrico ligada à casa.

“Quando apropriado, o Power Manager pode aproveitar a energia da bateria do veículo elétrico para alimentar a casa e minimizar a procura na rede principal”, disse Ross. “Ele até permite que a energia armazenada no veículo elétrico seja vendida de volta à rede para gerar uma receita para o proprietário”.

A Honda está a participar num teste pioneiro na zona oeste de França, onde unidades do Power Manager serão instaladas num esquema piloto, como parte do desenvolvimento de uma “rede inteligente” regional a ser concluída até 2020.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)