Jaguar diz adeus ao XE, XF e F-Type: Apenas SUVs em 2024, com nova era a caminho
Jaguar Land Rover viram-se para os híbridos Plug In

A Jaguar lança I-Pace, o primeiro SUV premium 100% elétrico

By on 1 Março, 2018

O Jaguar I-PACE é o veículo eléctrico que todos os condutores esperavam. Limpo, fácil de utilizar e seguro, o I-PACE disponibiliza as prestações de um desportivo, a próxima geração de Inteligência Artificial (AI) e espaço para cinco passageiros num SUV prático que posiciona a Jaguar na liderança da revolução elétrica. O I-Pace está disponível desde já para encomenda na Rede Oficial de Concessionários Jaguar em Portugal a partir de 80.416.69€.

Para Ian Hoban, Jaguar Vehicle Line Director, “Desde o início partimos de uma folha em branco para aproveitar ao máximo as possibilidades que nos proporcionava a tecnologia elétrica com uma arquitetura concebida para otimizar a performance EV, a aerodinâmica superior e o espaço interior. O resultado é o I-PACE, um verdadeiro Jaguar e um sonho elétrico tornado realidade. Para o proprietário de um I-PACE, os postos de abastecimento são coisas do passado. Após uma noite a recarregar, irá levantar-se todas as manhãs com o depósito cheio!”

Elétrico

Com uma bateria de iões de lítio de última geração de 90 kWh composta por 432 células, o I-PACE proporciona uma autonomia de 480 km (no ciclo WLTP). Desta forma, o proprietário poderá recarregar de 0 a 80% em 40 minutos com um carregador rápido de Corrente Contínua 100 kW. Em casa, utilizando um carregador de parede de Corrente Alternada de 7 kW irá conseguir proporcionar o mesmo estado de carga em pouco mais de dez horas, ideal para carregamento noturno.

Em complemento, o conjunto de tecnologias de otimização inteligente de autonomia incluem um sistema de pré-condicionamento da bateria: quando é ligado à corrente, o I-PACE irá ajustar automaticamente a temperatura da bateria para proporcionar a máxima autonomia.

Performance

Os dois motores elétricos concebidos pela Jaguar e posicionados transversalmente em cada eixo são conjugados com uma transmissão concêntrica para proporcionar tração às quatro rodas num conjunto excecionalmente compacto.

O elevado desempenho dos motores e a entrega de binário impressionante disponibilizam uma performance desportiva, e são capazes de acelerar lançar o I-PACE de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos. Tudo isto conjugado com um requinte de rolamento excecional e uma dinâmica de condução envolvente.

O novo chassis EV em alumínio, com as baterias posicionadas ao centro, entre os dois eixos, conseguiu criar a plataforma Jaguar mais rígida de sempre. No eixo dianteiro, utiliza uma suspensão avançada de triângulos duplos sobrepostos e uma configuração multilink no eixo traseiro, suspensão pneumática e Sistema Dinâmico Adaptativo configuráveis como opção. Em complemento, o posicionamento da bateria permite uma distribuição perfeita do peso 50:50 e um centro de gravidade 130 mm abaixo do F-PACE.

Design

Não existe nada que se pareça ou conduza como o Jaguar I-PACE. Concebido e produzido para tirar o máximo partido da tecnologia elétrica e maximizar o potencial e os benefícios proporcionados por esta tecnologia.

As suas linhas elegantes foram influenciadas pelo superdesportivo Jaguar C-X75, com um capot curto e baixo, um tejadilho de design aerodinâmico e um vidro traseiro curvo. Este design de habitáculo “deslocado para a frente” contrasta com uma traseira quadrada que auxilia a reduzir o coeficiente aerodinâmico até um magnífico Cd de 0,29. Para otimizar o equilíbrio entre refrigeração e aerodinâmica, as Alhetas Ativas da grelha são abertas quando é necessária refrigeração e fecham-se quando não é necessária, redirecionando o ar para o para-choques, suavizando o fluxo de ar.

No interior, o design optimiza o espaço para os passageiros com materiais sofisticados, incluindo a opção de um novo tecido de elevada qualidade para o interior Kvadrat e uma atenção requintada aos detalhes que o identificam claramente como um autêntico Jaguar.

Ao contrário dos SUV de dimensão média, o espaço interior do I-PACE, com habitáculo “deslocado para a frente” é comparável ao de um SUV de dimensão superior. Atrás, dispõe de 890 mm de espaço para as pernas e, ao não incorporar túnel de transmissão, disponibiliza um espaço central de armazenamento com 10,5 litros de capacidade. Encontra-se também disponível uma pequena mesa e um espaço para guardar um portátil sob os bancos, enquanto a bagageira tem uma capacidade de 656 litros, que pode chegar até 1.453 litros com os bancos rebatidos.

Tecnologia de veículo ligado

O I-PACE é o primeiro Jaguar a adoptar o sistema de entretenimento Touch Pro Duo. Com a utilização de uma combinação inovadora de ecrãs tácteis, sensores capacitivos e controlos tácteis físicos, o Touch Pro Duo proporciona uma utilização muito intuitiva.

Um novo sistema de navegação EV monitoriza a topografia do percurso a seguir, incluindo o nosso estilo de condução, para realizar um cálculo personalizado da autonomia e do modo de utilização que devemos adotar e assegurar-nos a máxima tranquilidade.

O sistema avançado utiliza uma tecnologia de “Configuração Inteligente” e algoritmos de Inteligência Artificial para identificar as preferências do condutor e ajustar os diversos parâmetros do I-PACE aos seus desejos.

O I-PACE irá também incluir as funcionalidades Amazon Alexa. O condutor ou os seus passageiros poderão pedir à Alexa a informação guardada na aplicação InControl Remote da Jaguar. Por exemplo: O meu veículo está bem fechado? Qual é o nível da bateria? Tenho carga suficiente para chegar ao trabalho?

Para assegurarmos que o proprietário tem sempre acesso ao software mais recente de entretenimento, telemática ou de controlo da carga da bateria, o I-PACE será o primeiro Jaguar a disponibilizar software remoto SOTA, do inglês software Over The Air, permite manter os diversos sistemas sempre atualizados (apenas quando o veículo estiver parado).

Propriedade 

Com um custo/vida útil e valores residuais competitivos, o I-PACE será uma opção muito popular para os clientes particulares, profissionais e empresas que procurem reduzir o seu impacto no meio ambiente e os custos da sua frota.

O I-PACE estará disponível a partir de 1 de março nas versões S, SE e HSE em simultâneo com a versão First Edition, todas inspiradas no protótipo original.

Como empresa responsável, a Jaguar Land Rover assumiu o compromisso de proporcionar um futuro mais limpo e tem planos para prolongar a vida das baterias dos seus veículos através de parceiros especializados em reciclagem e uma segunda vida para as baterias.

Vídeo: Jaguar I-Pace em detalhe

Vídeo: Jaguar I-Pace, autonomia e carregamento

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)