KIA reforça aposta nos híbridos, ajustando a sua estratégia
Kia: K4 revelado, antes da estreia no salão de Nova Iorque

Kia Sportage renovado recebe versão diesel semi-híbrida Ecodynamics+

By on 23 Maio, 2018

O rival do Nissan Qashqai e do Seat Ateca foi actualizado a meio do seu ciclo de produção, para além de alterações estéticas exteriores e interiores, recebeu uma nova versão diesel electrificada, o Sportage Ecodynamics+.

O Sportage Ecodynamics+ está equipado com um sistema semi-híbrido que integra um motor compacto de 0,46 kWh, uma bateria de 48 V em iões de lítio e um novo “Mild-Hybrid Starter-Generator” (MHSG). A tecnologia será eventualmente introduzida noutros modelos da Kia.

Mecânica

MHSG tanto pode desempenhar funções de “motor” como de “gerador”. Ligado por uma correia à cambota do motor diesel, o MHSG pode fornecer até 10 kW (13 cv) de energia eléctrica ao motor eléctrico, o qual vai ajudar o motor diesel em situações de aceleração. Em modo “gerador”, por outro lado, o sistema recolhe a energia cinética durante a desaceleração e a travagem, convertendo-a em energia eléctrica para recarregar a bateria.

Os componentes eléctricos estão associados a um motor diesel 2.0 capaz de debitar 134 cv de potência. O sistema motopropulsor do Sportage Ecodynamics+ também permite o uso de uma bateria mais leve de 12 V para alimentar funcionalidade auxiliares. Adicionalmente, recorre a tecnologia de redução catalítica selectiva para controlar as emissões, diminuindo a produção média de CO2 em 4%, de acordo com o ciclo WLTP.

O sistema motopropulsor diesel semi-híbrido está classificado como sendo o topo de gama, imediatamente abaixo encontra-se o novo CRDi 1.6 que substitui o antigo bloco de 1.7 litros. A nova unidade foi configurada para debitar 115 cv e 135 cv, a versão mais potente está associada a um sistema de tracção integral.

Relativamente à linha de motores a gasolina, a Kia manteve o actual 1.6 turbocomprimido e adicionará uma versão semi-híbrida no futuro próximo.

Exterior e interior

A nível exterior, o renovado Sportage exibe algumas alterações comparativamente com o modelo que substitui. A dianteira inclui um pára-choques redesenhado, novos faróis de nevoeiro, uma grelha “tiger nose” que realça um acabamento gloss e uma nova protecção de chassis. O perfil lateral é caracterizado pelas novas jantes de liga leve de 19 polegadas. As alterações traseiras são as mais subtis, incluem farolins revistos e uma nova protecção de chassis prateada.

No interior, encontra-se um novo volante e um painel de instrumentos reconfigurado. A Kia adicionou um novo revestimento de dois tons (preto e cinzento) disponível nas versões menores e na topo de gama (GT Line) destacada nas fotografias, que exibe bancos forrados em couro preto e elementos contrastantes em encarnado (revestimento opcional).

Novos sistemas de assistência à condução também fazem parte das alterações, o Sportage 2019 inclui cruise control adaptativo, monitor de fadiga e assistente de estacionamento. Em função da versão, a consola central é composta por um touchscreen de 7 ou 8 polegadas.

As primeiras entregas estão previstas para o terceiro trimestre do ano.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)