International Concours of Elegance: Lamborghini presente com recordações dos anos 60 e 70
O Horizonte Verde da Lamborghini: O roteiro para a neutralidade de carbono

Lamborghini apresenta o Huracán STO SC 10° Anniversario

By on 16 Novembro, 2023

A Lamborghini revelou o Huracán STO SC 10° Anniversario durante o Lamborghini World Finals, o evento que encerra a temporada desportiva de 2023 do Super Trofeo. Trata-se de um exemplar Lamborghini Ad Personam Opera Unica que celebra uma década da Squadra Corse e a ligação entre os modelos de estrada e o mundo do automobilismo, com um original kit performance e uma pintura exclusiva.

“O Huracán STO SC 10° Anniversario não é apenas um tributo à nossa divisão de competição Squadra Corse”, comentou Rouven Mohr, Diretor Técnico da Automobili Lamborghini, “mas uma demonstração concreta de como a experiência adquirida no desporto automóvel pode ser efetivamente transferida para um produto de estrada, melhorando o desempenho e o prazer de condução. Acreditamos firmemente que o desporto automóvel é o banco de ensaios mais sofisticado e desafiante do ponto de vista técnico, e o ‘know-how’ da Squadra Corse é um ativo valioso que merece ser destacado em modelos únicos e séries limitadas de estrada com vocação de competição.”

A pintura é inspirada no Lamborghini SC63, o protótipo híbrido da classe Hypercar/GTP que a marca irá utilizar nas mais prestigiadas corridas de resistência do mundo na época de 2024, como as 24 Horas de Le Mans e as 12 Horas de Sebring. As cores escolhidas para a pintura em dois tons são o Verde Mantis (verde) e o Nero Noctis (preto), combinadas com uma faixa tricolor que atravessa inteiramente o “cofango” e o tejadilho.

Ambas as portas ostentam o logótipo “Squadra Corse 10° Anniversario” em alusão à divisão Motorsport da Lamborghini, que conta com três vitórias consecutivas na classe GTD nas 24 Horas de Daytona e mais de 50 títulos globais na categoria GT3.

O logótipo da Squadra Corse é apresentado na barbatana traseira do Huracán STO, que se estende desde a entrada de ar superior até à extremidade oposta do capot traseiro.

O veículo também conta com um pack completo de fibra de carbono que inclui uma faixa Rosso Mars (vermelha) que percorre toda a carroçaria e dá ao STO SC 10° Anniversario um aspeto ainda mais desportivo.

Os acabamentos interiores foram pensados a rigor para uma utilização em pista. Os bancos desportivos são revestidos a Alcantara Nero Ade (preto) com costuras Verde Fauns (verde) e equipados com cintos de segurança de quatro pontos. Uma barra em alumínio colocada na zona posterior do habitáculo protege os ocupantes. A configuração interior completa-se com o revestimento do piso em fibra de carbono e com uma placa exclusiva, também em fibra de carbono, colocada na zona traseira e que certifica a singularidade do automóvel.

O Huracán STO SC 10° Anniversario é o primeiro veículo de estrada para o qual os engenheiros da Squadra Corse da Lamborghini, com base no ‘know-how’ conquistado ao longo de dez anos de experiência em cenário de competição, criaram um kit performance com o objetivo de melhorar as qualidades dinâmicas e o desempenho em pista.

A aerodinâmica foi otimizada com a adoção de duas novas entradas de ar em fibra de carbono aplicadas no capot, que trabalham em conjunto com uma asa traseira montada com um ângulo de inclinação três graus acima do modelo de produção, para aumentar a força descendente do automóvel (downforce), tanto à frente como atrás.

A aderência à pista foi significativamente incrementada com a adoção de um conjunto de quatro amortecedores derivados diretamente da competição e que substituem os componentes ativos presentes no modelo de série. Os amortecedores contam com quatro níveis de ajuste para uma adaptação ideal às baixas e altas frequências do piso.

Os novos pneus foram desenvolvidos especificamente e em colaboração direta com a Bridgestone e também contribuem para o aumento da performance em pista, contando com um novo composto que garante um ótimo desempenho e durabilidade volta após volta.

O Huracán STO SC 10° Anniversario conta ainda com um escape Akrapovic em titânio que acentua ainda mais o som carismático do V10 de Sant’Agata Bolognese.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)