Jeep Avenger e-Hybrid: bem mais ‘Km por litro’…
Bentley: Motor W12 dá lugar a V8 híbrido

Um Toyota GR Yaris (muito) apimentado

By on 30 Maio, 2023

Já há muito tempo que não havia um consenso tão grande quanto à qualidade de um carro. O Toyota GR Yaris veio provar que ainda é possível fazer carros em que o prazer de condução está no topo. Mas, há sempre alguém que pensa “isto precisava era de um bocadinho mais de potência”. A Powertune Austrália tem a resposta.

O GR Yaris é uma dádiva da Toyota ao mundo dos automóveis. Pequeno, potente, ágil. Deixou todos de boca aberta quando foi lançado. Baseia-se no modelo Yaris de série, mas foi modificado para proporcionar um melhor desempenho tanto na estrada como na pista. Uma viagem única de um carro de estrada, pensado para as pistas (e troços de ralis) que foi trazido novamente para a estrada.

O GR Yaris apresenta uma estrutura de carroçaria leve e altamente rígida, que contribui para a sua agilidade e capacidade de manobra. Debaixo do capô, um motor turbo de 1,6 litros e três cilindros, capaz de produzir 257 CV de potência. Junta-se a isso, um sistema de tração integral, que distribui a potência pelos eixos conforme as exigências, suspensões desportivas e temos um pequeno poema ao prazer de condução.

No entanto, a Powertune Australia, que viu que o mesmo bloco podia debitar 300 CV no GR Corolla, pensou em tirar um pouco mais de “sumo” do motor de três cilindros nipónico. E, com algumas modificações, como um novo turbo, uma junta da cabeça mais apta, um sistema de escape Akrapovic, um novo intercooler, uma uma transmissão sequencial X-Shift, entre outras pequenas atualizações, tentou fazer aumentar a potência. O resultado? 741 CV às 8 mil RPM.

Ou seja, temos 741 CV para um carro de pequenas dimensões, que pesa 1.280 kg. Não sabemos se a experiência de condução fica aprimorada com tanta potência, mas o sistema de tração integral faz ainda mais sentido nesta configuração. O “Rodent” (roedor) como foi batizado tem potencial para “roer” muito pneu. 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)