Cupra Formentor 1.5 TSI – Ensaio Teste

By on 9 Junho, 2021

Cupra Formentor 1.5 TSI – Ensaio Teste

Texto: Guilherme André

A porta de entrada da Cupra

O Formentor é o primeiro modelo 100% Cupra e no qual a marca independente espanhola tem depositadas muitas esperanças ao nível de vendas. Depois de termos ensaiado a versão com o motor 2.0 TSI com 310 cv, fomos exatamente no sentido oposto à descoberta do SUV espanhol com o motor 1.5 TSI com 150 cv, a versão de entrada não só do modelo, como também de toda a gama Cupra.


Mais:

Design, espaço no habitáculo, dinâmica

Menos:

Versão menos desportiva da gama

Exterior

8/10

Exterior (8/10) Basta olhar para o exterior para percebermos que se trata de um Cupra. Não só pelo logo em bronze que surge na grelha, mas também pelas linhas marcadamente desportivas. Face às versões mais potentes é necessário um olhar atento para descobrir as diferenças como é o caso das jantes mais pequenas (18 polegadas), mas também pela ausência de ponteiras de escape na traseira. Tirando isso, mantém uma personalidade agressiva, uma característica da marca espanhola.

Interior

8/10

Interior (8/10) Passando para o interior, um dos principais destaques passa pela ausência dos dois botões na parte inferior dos braços do volante (start e Cupra). Para além deste detalhe, os bancos são “normais” e não tão desportivos como nos “irmãos” mais potentes. Por outro lado, oferece exatamente o mesmo que todos os outros Formentor, ou seja, um painel de instrumentos digital ladeado por um ecrã central de 12 polegadas onde são transmitidas as informações do sistema de infotainment. Este requer alguma habituação devido às várias funções que inclui, nomeadamente, a climatização o que dificulta a utilização durante a condução. A construção do habitáculo é positiva e, tirando alguns apontamentos com plásticos menos agradáveis ao toque, em linha com o praticado no segmento, os materiais são de boa qualidade.

Quanto ao espaço, o Cupra Formentor pode ser visto como um SUV familiar. Nos bancos traseiros o espaço para pernas e cabeça são bons. Ainda assim, o túnel central elevado prejudica a utilização do lugar do meio. Já a bagageira chega aos 450 litros, um valor interessante face aos rivais do segmento em que está inserido.

Equipamento

8/10

Equipamento (8/10) Ao nível de equipamento, o Cupra Formentor 1.5 TSI tem, de origem, um recheio interessante. De facto, podemos encontrar coisas como jantes de 18 polegadas, faróis e farolins em LED, painel de instrumentos digital, cruise control adaptativo, sensores de estacionamento traseiros, modos de condução, assistente de faixa de rodagem, aviso de colisão com travagem de emergência, entre outros. Contudo, tal como é comum nas marcas do Grupo Volkswagen, a lista de opcionais é longa e, em alguns casos apetecível. A unidade em ensaio está ainda equipada com câmara de estacionamento traseira (245€) ou Pacote Segurança & Condução XL em combinação com Sistema de Navegação Plus 12″ (810€).

Consumos

/10

Consumos (7/10) Relativamente a consumos, a Cupra anuncia uma média de 6,4 l/100 km. Durante o nosso ensaio conseguimos realizar um consumo combinado de 7,0 l/100 km, um valor não muito distante do registado pela marca espanhola. Porém, a um ritmo mais elevado a explorar os 150 cv do motor 1.5 TSI o valor sobe com alguma facilidade para mais de 8 l/100 km.

Ao Volante

8/10

Ao volante (8/10) Longe de ter um carácter tão desportivo e aguerrido como os “irmãos” mais potentes, o Cupra Formentor com o motor 1.5 TSI mostrou que consegue fazer um pouco de tudo. Isto significa que oferece uma dinâmica interessante, apesar de não ter tanto “picante” como a versão VZ, mas por outro lado, oferece conforto suficiente para percorrer as estradas mais degradadas em cidade. De referir ainda que a unidade em ensaio está equipada com caixa manual de seis velocidades, que se mostrou rápida e precisa, mas para quem prefere apenas dois pedais e uma transmissão automática o preço base é 2800€ superior.

Motor

7/10

Motor (7/10) O Cupra Formentor em ensaio está equipado com o motor quatro cilindros de 1.5 litros TSI, solução esta que debita 150 cv e 250 Nm de binário. Com estes valores é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,9 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 204 km/h. Apesar de ter uma resposta enérgica ao acelerador desde baixa rotação e potência suficiente para garantir alguma diversão ao volante, é uma proposta que se afasta ligeiramente da filosofia desportiva da Cupra.

Balanço Final

8/10

Balanço Final (8/10) De um modo geral, o Cupra Formentor 1.5 TSI junta uma imagem marcadamente desportiva, espaço suficiente para uma família e argumentos tecnológicos satisfatórios. Tudo isto é acompanhado pela motorização 1.5 TSI com caixa manual de seis velocidades. Pode não ser tão “caliente” como, por exemplo, a versão VZ, mas é a versão que nos possibilita ter um Cupra Formentor por menos de 35 mil euros.

Concorrentes

Volkswagen T-Roc 1.5 TSI – Motor: quatro cilindros, 1.5 litros, turbo, gasolina; potência: 150 cv e 250 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 8,4 segundos; preço base: 30 570€

Renault Arkana TCe 140 EDC – Motor: quatro cilindros, 1.3 litros, turbo, gasolina; potência: 140 cv e 260 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 9,8 segundos; preço base: 31 600€

Seat Ateca 1.5 TSI – Motor: quatro cilindros, 1.5 litros, turbo, gasolina; potência: 150 cv e 250 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 8,5 segundos; preço base: 34 871€

Volvo XC40 T3 – Motor: três cilindros, 1.5 litros, turbo, gasolina; potência: 163 cv e 265 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 9,3 segundos; preço base: 37 908€

Ficha Técnica

Motor                                                                            

Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, gasolina

Cilindrada (cm3): 1498

Diâmetro x Curso (mm): 74,5 x 85,9

Taxa de Compressão: 15,5 a 1

Potência máxima (CV/rpm): 150/5000-6000

Binário máximo (Nm/rpm): 250/1500-3500

Tração: dianteira

Transmissão: Manual de seis velocidades

Direção: Pinhão e cremalheira, assistida eletricamente

Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson / paralelogramo deformável

Travões (fr/tr): discos ventilados / discos

Prestações e consumos 

Aceleração 0-100 km/h (s): 8,9

Velocidade máxima (km/h): 204

Consumos misto (l/100 km): 6,4

Emissões CO2 (gr/km): 145

Dimensões e pesos 

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4450/1839/1511

Distância entre eixos (mm): 2680

Largura de vias (fr/tr mm): 1583/1555

Peso (kg): 1437

Capacidade da bagageira (l): 450

Deposito de combustível (l): 50

Pneus (fr/tr): 245/45 R18

Mais/Menos


Mais

Design, espaço no habitáculo, dinâmica

Menos

Versão menos desportiva da gama

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 35741€

Preço da versão base (Euros): 33524€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Exterior (8/10) Basta olhar para o exterior para percebermos que se trata de um Cupra. Não só pelo logo em bronze que surge na grelha, mas também pelas linhas marcadamente desportivas. Face às versões mais potentes é necessário um olhar atento para descobrir as diferenças como é o caso das jantes mais pequenas (18 polegadas), mas também pela ausência de ponteiras de escape na traseira. Tirando isso, mantém uma personalidade agressiva, uma característica da marca espanhola.

Interior

Interior (8/10) Passando para o interior, um dos principais destaques passa pela ausência dos dois botões na parte inferior dos braços do volante (start e Cupra). Para além deste detalhe, os bancos são “normais” e não tão desportivos como nos “irmãos” mais potentes. Por outro lado, oferece exatamente o mesmo que todos os outros Formentor, ou seja, um painel de instrumentos digital ladeado por um ecrã central de 12 polegadas onde são transmitidas as informações do sistema de infotainment. Este requer alguma habituação devido às várias funções que inclui, nomeadamente, a climatização o que dificulta a utilização durante a condução. A construção do habitáculo é positiva e, tirando alguns apontamentos com plásticos menos agradáveis ao toque, em linha com o praticado no segmento, os materiais são de boa qualidade.

Quanto ao espaço, o Cupra Formentor pode ser visto como um SUV familiar. Nos bancos traseiros o espaço para pernas e cabeça são bons. Ainda assim, o túnel central elevado prejudica a utilização do lugar do meio. Já a bagageira chega aos 450 litros, um valor interessante face aos rivais do segmento em que está inserido.

Equipamento

Equipamento (8/10) Ao nível de equipamento, o Cupra Formentor 1.5 TSI tem, de origem, um recheio interessante. De facto, podemos encontrar coisas como jantes de 18 polegadas, faróis e farolins em LED, painel de instrumentos digital, cruise control adaptativo, sensores de estacionamento traseiros, modos de condução, assistente de faixa de rodagem, aviso de colisão com travagem de emergência, entre outros. Contudo, tal como é comum nas marcas do Grupo Volkswagen, a lista de opcionais é longa e, em alguns casos apetecível. A unidade em ensaio está ainda equipada com câmara de estacionamento traseira (245€) ou Pacote Segurança & Condução XL em combinação com Sistema de Navegação Plus 12″ (810€).

Consumos

Consumos (7/10) Relativamente a consumos, a Cupra anuncia uma média de 6,4 l/100 km. Durante o nosso ensaio conseguimos realizar um consumo combinado de 7,0 l/100 km, um valor não muito distante do registado pela marca espanhola. Porém, a um ritmo mais elevado a explorar os 150 cv do motor 1.5 TSI o valor sobe com alguma facilidade para mais de 8 l/100 km.

Ao volante

Ao volante (8/10) Longe de ter um carácter tão desportivo e aguerrido como os “irmãos” mais potentes, o Cupra Formentor com o motor 1.5 TSI mostrou que consegue fazer um pouco de tudo. Isto significa que oferece uma dinâmica interessante, apesar de não ter tanto “picante” como a versão VZ, mas por outro lado, oferece conforto suficiente para percorrer as estradas mais degradadas em cidade. De referir ainda que a unidade em ensaio está equipada com caixa manual de seis velocidades, que se mostrou rápida e precisa, mas para quem prefere apenas dois pedais e uma transmissão automática o preço base é 2800€ superior.

Concorrentes

Volkswagen T-Roc 1.5 TSI – Motor: quatro cilindros, 1.5 litros, turbo, gasolina; potência: 150 cv e 250 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 8,4 segundos; preço base: 30 570€

Renault Arkana TCe 140 EDC – Motor: quatro cilindros, 1.3 litros, turbo, gasolina; potência: 140 cv e 260 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 9,8 segundos; preço base: 31 600€

Seat Ateca 1.5 TSI – Motor: quatro cilindros, 1.5 litros, turbo, gasolina; potência: 150 cv e 250 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 8,5 segundos; preço base: 34 871€

Volvo XC40 T3 – Motor: três cilindros, 1.5 litros, turbo, gasolina; potência: 163 cv e 265 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 9,3 segundos; preço base: 37 908€

Motor

Motor (7/10) O Cupra Formentor em ensaio está equipado com o motor quatro cilindros de 1.5 litros TSI, solução esta que debita 150 cv e 250 Nm de binário. Com estes valores é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,9 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 204 km/h. Apesar de ter uma resposta enérgica ao acelerador desde baixa rotação e potência suficiente para garantir alguma diversão ao volante, é uma proposta que se afasta ligeiramente da filosofia desportiva da Cupra.

Balanço final

Balanço Final (8/10) De um modo geral, o Cupra Formentor 1.5 TSI junta uma imagem marcadamente desportiva, espaço suficiente para uma família e argumentos tecnológicos satisfatórios. Tudo isto é acompanhado pela motorização 1.5 TSI com caixa manual de seis velocidades. Pode não ser tão “caliente” como, por exemplo, a versão VZ, mas é a versão que nos possibilita ter um Cupra Formentor por menos de 35 mil euros.

Mais

Design, espaço no habitáculo, dinâmica

Menos

Versão menos desportiva da gama

Ficha técnica

Motor                                                                            

Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, gasolina

Cilindrada (cm3): 1498

Diâmetro x Curso (mm): 74,5 x 85,9

Taxa de Compressão: 15,5 a 1

Potência máxima (CV/rpm): 150/5000-6000

Binário máximo (Nm/rpm): 250/1500-3500

Tração: dianteira

Transmissão: Manual de seis velocidades

Direção: Pinhão e cremalheira, assistida eletricamente

Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson / paralelogramo deformável

Travões (fr/tr): discos ventilados / discos

Prestações e consumos 

Aceleração 0-100 km/h (s): 8,9

Velocidade máxima (km/h): 204

Consumos misto (l/100 km): 6,4

Emissões CO2 (gr/km): 145

Dimensões e pesos 

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4450/1839/1511

Distância entre eixos (mm): 2680

Largura de vias (fr/tr mm): 1583/1555

Peso (kg): 1437

Capacidade da bagageira (l): 450

Deposito de combustível (l): 50

Pneus (fr/tr): 245/45 R18

Preço da versão ensaiada (Euros): 35741€
Preço da versão base (Euros): 33524€