Experiência de condução melhorada: smart lança atualização com recursos adicionais
smart #3: Chegada a Portugal agendada para março de 2024

E se o próximo Smart, que será elétrico, fosse assim?

By on 4 Fevereiro, 2019

Segundo alguns rumores, o futuro da smart está em equação da Daimler, pois a transformação em marca puramente elétrica poderá não ser suficiente para a manter viva.

Não tendo confirmação oficial, a verdade é que fontes internas da Daimler dizem que a smart pode acabar caso a Renault decida terminar com a parceria que atualmente mantém com a Mercedes e que permite carros como o ForFour, na essência, um clone do Twingo. Parece que a parceria entre a Renault e a Mercedes foi benéfica para a smart, menos para a Renault e por isso, a casa francesa está a ponderar terminar a parceria quando o Renault Twingo chegar ao final do seu ciclo de vida.

Além desta situação, a Mercedes saiu-se muito bem com o Classe A e percebeu que a sua imagem não é danificada por descer na escala dos segmentos, pelo que com a marca EQ a assegurar a parte elétrica da gama, a Mercedes pode descer um pouco mais na gama e oferecer utilitários e citadinos com a estrela de três pontas a ornamentar o capô.

Mas, e se o smart fosse como este que revelamos nas fotos? Seria este carro capaz de salvar a smart?

Desenhado por Robert Hahn, foi alcunhado de smart EQ4 e, claro, manterá o foco na motorização elétrica. Pelas dimensões, poderia ser um rival do Tesla Model 3 e utilizar as mais recentes evoluções em termos de motorização elétrica, condução autónoma e muita outra tecnologia.

Seja como for, é uma boa tentativa, embora seja complicado que alguma vez a smart possa ter um carro que se iguale ao Classe A, pois a marca EQ terá esse produto na sua gama. Por isso, a smart ficará entregue aos citadinos, pelo visto, até que a Renault queira. Depois disso, logo se verá.

Leia também

Smart ForFour Electric Prime – Ensaio Teste

Smart Fortwo Electric Drive – Ensaio teste

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)

Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)

Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)