Sinais negativos na Tesla? Memorando interno aponta para despedimentos
Vamos ter, ou não, um Tesla a 25 mil euros?

Elon Musk abandona presidência da Tesla e paga multa de 20 milhões

By on 30 Setembro, 2018

Depois das acusações da SEC (a CMVM norte americana) a Elon Musk, o empresário sul africano chegou a um acordo extra judicial com o instituto estatal para não levar a tribunal o processo entreposto pela SEC num tribunal de Nova York. Se quiser recordar sobre o que levou a este processo, leia aqui as razões para esta ação.

Segundo os termos do acordo agora lavrado, Elon Musk paga uma multa de 17,2 milhões de euros (20 milhões de dólares), sendo esse dinheiro distribuído pelos investidores afetados segundo um processo aprovado por um tribunal. Além disso, Elon Musk vai abandonar o cargo de presidente da Tesla, mantendo o cargo de CEO.

Musk será substituído por um presidente independente que será nomeado mais tarde. Esta retirada de Musk não será definitiva, pois a sanção de afastamento dura, apenas, três anos. Após esse período, Elon Musk pode ser re-eleito presidente da Tesla.

A SEC acusou a Tesla, entre outras coisas, de ter “falhado no controlo de boas práticas no que toca ás publicações do seu presidente no Twitter e outras redes sociais.” Ou seja, a tesla não se assegurou que tudo o que Musk disse era legal e deixou que o presidente da companhia mentisse quando disse que tinha financiador para comprar a empresa e tirá-la da bolsa, com o preço de referência das ações a ser de 430 dólares.

Perante isto, a Tesla deu razão á SEC e vai contratar dois novos diretores independentes para esta área sensível da empresa. Além de Elon Musk pagar os 20 milhões de dólares, também a Tesla vai pagar a mesma multa, cujo dinheiro irá ºara o mesmo fim da multa aplicada ao presidente da Tesla.

Em comunicado, o SEC revela que “como resultado deste acordo, Elon Musk não será, mais, o presidente da Tesla e a administração da empresa irá fazer importantes reformas, incluindo o controlo de toda as publicações de Elon Musk e vão pagar multas iguais. Este acordo foi alcançado para evitar mais disrupções no mercado e prejuízos para os acionistas da Tesla.” O acordo está dependente, agora, da aprovação do tribunal.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)