Ferrari roubado ao ex-piloto de F1 Gerhard Berger finalmente recuperado após 28 anos
Novitec eleva o Ferrari 296 GTB: potência, desempenho e estilo

Ferrari híbrido previsto para 2019, eléctrico só para depois de 2023

By on 24 Abril, 2018

No início do ano, Sergio Marchionne, CEO da Ferrari, deu a entender que um modelo eléctrico poderia estar na agenda da marca italiana, pelos vistos não será para já. Inicialmente previsto enquanto parte do plano estratégico para os próximos 5 anos (2018-2023), o Ferrari eléctrico foi adiado e fará parte do próximo plano, ou seja, não chegará antes de 2023.

Marchionne, no âmbito da conferência anual do construtor italiano, afirmou que um modelo totalmente eléctrico não algo é prioritário nesta altura, daí o adiamento do seu desenvolvimento. No entanto, o site Automotive News adianta que o relatório anual de 2017 publicado pela Ferrari menciona que sistemas de propulsão eléctrica poderão substituir sistemas híbridos no segmento de desportivos topo de gama.

Ferrari híbrido

Mas para já, de acordo com o executivo italiano, o que a Ferrari precisa é de um modelo que combine um bloco de combustão interna a gasolina com um motor eléctrico. Segundo fontes oficiais, o construtor ainda não decidiu qual será o modelo que electrificará primeiro. Seja qual for, o automóvel estará em exibição no Salão de Frankfurt do próximo ano equipado com um V8 electrificado.

O modelo em questão será o primeiro Ferrari híbrido de produção em série, já que o LaFerrari (Coupé e Aperta) foi limitado em 710 unidades. Marchionne afirmou que o modelo terá de ser “mais parecido com híbridos tradicionais”, no entanto não há certezas sobre o que quis efectivamente dizer. É possível que a afirmação seja uma referência a um sistema híbrido plug-in com ênfase na eficiência e não na performance.

O CEO divulgou à Bloomberg, que o veículo híbrido que a Ferrari está actualmente a testar é capaz de “deslocar-se silenciosamente”, o que significa que oferece um modo de propulsão puramente eléctrica. Continuou especificando que o sistema híbrido estreado em 2019 estará disponível como opção nos novos modelos e será a única motorização que acompanhará o futuro SUV da marca.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)