Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

Ford prepara plataforma open-source para serviços de mobilidade

By on 17 Outubro, 2017

Os construtores de automóveis estão reinventar-se face ao evoluir da sociedade, economia e tecnologia. A Ford prepara-se para lançar uma plataforma open-source de serviços de mobilidade.

O recente investimento na Autonomic, uma empresa de tecnologia sediada em Palo Alto, Califórnia, foi um ponto central na estratégia da Ford. O software da Autonomic engloba análise de dados, identificação de clientes, serviços de mapas e rotas, e pagamentos digitais. A plataforma da Autonomic servirá de base para novos serviços de mobilidade que utilizem veículos Ford.

O construtor norte-americano vai permitir que outras entidades integrem as suas ofertas na plataforma, aumentando assim a probabilidade de sucesso. Ao incluir a oferta de terceiros, a Ford promove a adaptabilidade do serviço e amplia conhecimento acumulado, facilitando a criação de ofertas com mais valor acrescentado.

De acordo com Alan Hall, gestor de comunicação da Ford Smart Mobility, “A Plataforma permitir-nos-á criar ofertas, tal como a outros, pois será aberta a cidades e a outros serviços. O que a Autonomic oferece são serviços não diferenciados.”

A Autonomic vais ser a “espinha dorsal” dos serviços online de mobilidade da Ford, incluindo os ligados a veículos autónomos e apps de carsharing como a GoDrive. Os fabricantes de automóveis estão a diversificar o seu modelo de negócio, a tendência é para incluírem na sua gama de produtos, serviços de mobilidade urbana aliados a tecnologia digital, a DriveNow da BMW é um bom exemplo desta tendência.

Vídeo: GoDrive, Car sharing – Tapping into the ‘No Strings Economy’

[Fonte: Supertoast by Fabernovel e The Verge]

 

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)