Novo Porsche Cayenne GTS: Performance aliada ao sentido prático
Porsche quer manter V8 até depois de 2023

Homenagem da Porsche Design a F.A. Porsche está disponível para venda

By on 30 Novembro, 2022

Modelo histórico criado pela Porsche para comemorar os 50 anos da Porsche Design está disponível num leilão online desde ontem e até ao próximo dia 14 de dezembro.

Foi já no início deste ano que a Porsche Design anunciou o início da comemoração dos seus primeiros 50 anos de existência, que ficaram marcados por alguns projetos muito cativantes e que estão ligados entre si.

O mais sonante é a edição especial do Porsche 911 Targa 4 GTS, o 911 Edition 50 Years Porsche Design, limitada a apenas 750 unidades e que tem uma configuração de cores inspirada totalmente inspiradas no cronógrafo desenhado pelo Professor Ferdinand Alexander Porsche em 1972, marcando o início da Porsche Design. O interior e a escolha de materiais foram também inspirados nos modelos dessa época, mas para que tudo fosse ainda mais óbvio, a Porsche Classic teve outra ideia.

Usando como base um Porsche 911 Targa registado pela primeira vez no dia 18 de janeiro de 1972, que foi adquirido especificamente para este projeto e que já não se encontrava em muito bom estado, a Porsche Classic efetuou mais do que um restauro completo. Neste projeto, todos os componentes foram separados e construídos de novo, tal como se se tratasse de um modelo novo com zero quilómetros, ainda que tivesse nascido há cinco décadas. Esta decisão foi tomada porque o objetivo do projeto foi a de recriar um 911 Targa de 1972, mas com a melhor especificação da época, ou seja, um Porsche 911 S 2.4 Targa.

Desta forma, e usando os planos originais deste modelo, foram efetuadas todas as alterações necessárias no chassis, na carroçaria e no motor, criando um modelo completamente novo, com uma especificação de há 50 anos, ou seja, do ano de início da Porsche Design. E já agora, com todos os detalhes, cores e acabamentos idênticos ao modelo atual, o tal da edição especial de 750 unidades.

No início do ano, este Porsche 911 S 2.4 Targa de 1972 foi utilizado para posar para as fotos do novo modelo, na altura em que foi anunciado, mas agora, parece que a Porsche já não o quer, uma vez que se encontra disponível para venda através de um dos leilões da RM Sotheby’s que teve início ontem, dia 29 de novembro, e que estará disponível até ao dia 14 de dezembro.

O Porsche 911 2.4 S Targa será acompanhado de uma edição especial do cronógrafo da Porsche Design, inspirada no modelo original de 1972 e que marca presença na caixa especial que também tem um espaço reservado para a chave do carro. Uma peça de coleção que, neste preciso momento, está com uma licitação máxima de 328 mil euros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)