Mercado automóvel europeu começa 2021 em queda. Surpresas no top 10 de modelos mais vendidos

By on 24 Fevereiro, 2021

Segundo os dados da Jato Dynamics, o mercado automóvel europeu começou 2021 com o pé esquerdo, tal como aconteceu em Portugal. Com um total de 839 525 unidades vendidas em janeiro de 2021, o mercado europeu registou uma quebra de 26% quando comparado com igual período em 2020. Este resultado é o pior de sempre desde janeiro de 1982.

Delapidando os números, percebemos que pelo menos uma coisa não mudou: os SUV continuam a ser, por uma larga margem, a tendência de compra. De facto, esta carroçaria representa agora 44% das vendas em janeiro de 2021, com uma larga margem para carroçarias de segmento B. “A procura por SUV não mostra sinais de estagnação e a Europa está a apresentar padrões de aumento de popularidade semelhantes aos observados nos EUA e China. Tendo em conta os preços e níveis de emissões elevados, os resultados são particularmente notáveis”, refere Felipe Munoz, analista da Jato Dynamics.

Surpresas no top 10 de modelos mais vendidos

No que diz respeito a vendas por modelo, o top 10 de mais procurados registou algumas mudanças significativas. Em primeiro lugar, o Volkswagen Golf perde a liderança para o Toyota Yaris. Uma das grandes surpresas é a entrada do Peugeot 2008 para o sexto lugar com um aumento de 87% no número de vendas em janeiro de 2021 face a igual período no ano passado.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)