Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

Novo Ford Focus ST será revelado em 2019 e contará com motor Ecoboost 2.3 l

By on 23 Abril, 2018

O novo Ford Focus foi apresentado no início do mês, exibe linhas dinâmicas, assenta numa nova plataforma e está apetrechado de tecnologia, de acordo com o construtor, será o seu modelo “mais avançado” na Europa depois do lançamento marcado para Julho. Esperamos agora pela revelação da versão desportiva ST, cuja apresentação foi adiada para o primeiro trimestre de 2019.

O site Autocar adianta que o Focus ST estará equipado com um motor de maiores dimensões, o oposto do que se previa há cerca de um ano, quando foi publicado que a nova geração integraria um motor a gasolina de 1.5 litros. Enquanto o EcoBoost 1.5 conferirá de facto potência a diversas versões do novo Focus, a ST, orientada para a performance, contará com um motor EcoBoost de 2.3 litros adaptado da versão RS em vez do 2.0 litros da versão ST actual.

O novo Ford Focus ST não incluirá uma versão optimizada do motor de 1.5 litros, que também propulsiona o recentemente apresentado Ford Fiesta ST, devido a preocupações relacionadas com a sua fiabilidade, que seria comprometida ao extrair mais do que os 197 cv do utilitário desportivo.

O próximo Focus ST contará com cerca de 250 cv de potência e estará disponível apenas com caixa manual. Não será mais potente que o modelo que substitui, no entanto será mais leve em 88 kg e consequentemente mais ágil. Não foram revelados detalhes sobre uma eventual motorização diesel, mas deve fazer parte dos planos da marca, já que cerca de metade das unidades vendidas da geração anterior estavam equipadas com um motor TDCi.

A revelação deverá ocorrer por volta de Fevereiro de 2019, antes da estreia pública no Salão de Genebra um mês depois.

Novo Ford Focus:

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)