Novo Porsche Cayenne GTS: Performance aliada ao sentido prático
Porsche quer manter V8 até depois de 2023

Porsche abandona versões diesel

By on 21 Fevereiro, 2018

Devido a mudanças nas preferência dos consumidores e restrições legais cada vez mais exigentes, a Porsche anunciou que vai abandonar os motores diesel.

O construtor alemão descontinuou a produção do Macan S Diesel e Panamera 4S Diesel, os seus dois últimos modelos com motores a gasóleo. De acordo com um porta-voz da marca, a decisão reflecte uma mudança cultural verificada na sua base de clientes, que começa a exigir mais versões a gasolina e híbridas em detrimento de versões diesel.

A Porsche revelou que a escolha em abandonar as duas versões diesel deve-se  também às investigações das autoridades sobre uma nova actualização do software de gestão dos motores. Esta afirmação sugere que a empresa alemã decidiu contra uma recalibração do Macan S Diesel para o tornar compatível com novo standard WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure).

Durante o processo de tomada de decisão, foi também considerada a fraca procura pela versão Macan S Diesel, que, segundo um porta-voz da Porsche UK, representava apenas uma pequena percentagem das 97 000 unidades do modelo vendidas no mercado global. Foi fornecida a mesma justificação para explicar a exclusão do Panamera 4S Diesel após a renovação da linha no início de 2017. A versão diesel representava apenas 15% das vendas mundiais do modelo, as versões a gasolina 35% e o Panamera 4 E-Hybrid 50%.

Ao contrário dos motores a gasolina, a Porsche nunca desenvolveu motores diesel próprios, adaptava motores de outras marcas do Grupo Volkswagen. Em 2017, o construtor alemão de carros desportivos deixou de investir nos diesel e desviou recursos e esforços para desenvolver sistemas de mobilidade eléctrica. Como resultado, o ano de 2019 será marcado pelo início da produção do 100% eléctrico Mission E e pelo lançamento de uma versão híbrida do novo 911 (geração 992).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)