Skoda Epic: O SUV compacto de 25 mil euros, esperado em 2025
Novo Škoda Octavia: O ícone foi renovado

Skoda Vision X: o inovador híbrido GNC antecipa novo crossover urbano

By on 5 Março, 2018

O protótipo Skoda Vision X, que estará em exibição no Salão de Genebra, demonstra o potencial de um sistema híbrido que combina motores eléctricos com um motor a gás natural comprimido (GNC). É também uma antevisão de um futuro crossover compacto. 

O Vision X é um crossover compacto que permite antever um modelo de produção semelhante previsto para 2019. Depois do Karoq e Kodiaq, será o terceiro SUV da Skoda e assentará na plataforma MQB do Grupo Volkswagen, a mesma do Seat Arona e VW T-Roc.

O inovador sistema híbrido do Vision X foi concebido para realçar a forma como as novas leis que regulam os limites das emissões de CO2 são formuladas. Actualmente, as emissões de CO2 de um veículo são determinadas exclusivamente em função das moléculas libertadas pelo sistema de escape; não é considerado o CO2 libertado durante a produção de energia (well to wheel).

Sistema híbrido GNC

O eixo dianteiro do Skoda Vision X é accionado por um motor turbocomprimido de 1.5 litros e quatro cilindros com 130 cv alimentado por gás natural comprimido. Adicionalmente, o sistema integra dois motores eléctricos, um associado ao motor de 1.5 litros e outro acoplado ao eixo traseiro que debita 27 cv de potência.

A tracção é baseada principalmente no eixo dianteiro, o sistema apenas recorre ao uso de tracção integral quando necessário, utilizando o motor traseiro para acelerar e melhorar a tracção. O inovador crossover é capaz de percorrer 2 km em modo 100% eléctrico com a tracção ao cargo do eixo traseiro. Demora 9,3 segundos a acelerar dos 0 aos 100 km/h, atinge a velocidade máxima de 200 km/h e anuncia emissões de CO2 na ordem dos 89 g/km.

O GNC é armazenado em dois tanques, um debaixo do banco posterior e outro atrás do eixo traseiro. O motor eléctrico é alimentado por uma bateria de lítio de 48 V com uma capacidade de 1,5 kWh. O modelo também conta com um depósito de gasolina de reserva, a sua autonomia é de 643 km. O sistema já foi testado num Karoq convertido.

Segundo a Skoda, este sistema propulsor foi concebido, em parte, para exibir uma forma eficaz de conferir tracção integral a veículos de pequenas dimensões.

Design

Oficialmente designado enquanto um estudo de design para um crossover urbano compacto, o exterior do Vision X permite antever como será o futuro crossover da marca checa e exibe certos elementos estéticos do Karoq e Kodiaq.

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)