Lamborghini Urus SE: O Super SUV, agora eletrificado
Lamborghini Huracán Sterrato: Edição limitada Ad Personam inspirada na natureza

Último Aventador foi inspirado no único Miura Roadster existente

By on 22 Outubro, 2022

O último Aventador Ultimae Roadster que saiu da linha de produção era ainda mais especial do que pensávamos, pois tratou-se de uma unidade inspirada no único Miura Roadster existente.

A Lamborghini concluiu a produção do seu Aventador com as versões Ultimae, há praticamente um mês, tal como lhe anunciámos na altura. No entanto, o modelo que apareceu a ser produzido nessas imagens e que marcou presença na fotografia de honra com toda a equipa, era mais especial do que imaginávamos.

O último Lamborghini Aventador LP 780-4 Ultimae Roadster, destinado a um cliente suíço, foi um projeto muito especial da Lamborghini Ad Personam, que liga o último dos V12 ao seu antecessor espiritual, o único Miura P400 Roadster existente, uma vez que nunca chegou a ser produzido. Foi uma criação da Carrozzeria Bertone, apresentada em abril de 1968 no Salão Automóvel de Bruxelas, com diversas modificações na sua estrutura, com o objetivo de não se perder a sua rigidez torsional.

Quanto ao Aventador, a carroçaria está pintada no mesmo tom de azul do Miura, mas com ajustes no seu brilho, por motivos de homologação. Há diversos elementos num tom negro, como a cobertura do habitáculo produzida em fibra de carbono, e que relembra que o Miura Roadster não tinha qualquer tipo de tejadilho, mas também as ponteiras de escape, a proteção do motor e outros frisos. As jantes prateadas são no mesmo tom das do Miura e as pinças de travão em negro foram assim decoradas para destacar ainda mais o seu desenho.

No habitáculo, os tons mais claros tentam também replicar a imagem do modelo original, mas com um ambiente moderno, como é habitual nos modelos mais recentes da marca. E nem sequer faltam os diversos logos no Miura original, certificando que esta é mesmo uma versão muito especial, inspirada no modelo da marca criado há mais de 50 anos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)