Hyundai Kauai 1.0 T-GDi – Ensaio

By on 19 Fevereiro, 2018

Hyundai Kauai 1.0 T-GDi

Texto: André Duarte

Moderno e arrojado

O Hyundai Kauai é a mais recente aposta no capítulo SUV por parte da marca sul-coreana. Lançado em novembro último, é uma proposta de design moderno e refrescante do segmento B-SUV. Fomos conhecê-la na versão 1.0 T-GDi a gasolina com 120 cv.

Conheça todas as versões e motorizações AQUI.

Exterior

Esteticamente é um gosto o novo Kauai. Um modelo com um design arrojado, diferenciado e de laivos de off road. Esta percepção é garantida pela linha acentuada na lateral, a proteção inferior do pára-choques na traseira, os aros nas cavas das rodas e as barras de tejadilho. Detalhes que conferem personalidade a um conjunto globalmente marcado por uma imagem de linhas modernas e cativantes.

A frente é aguerrida e ostenta a nova grelha, em cascata, da marca, a par de faróis duplos, com luzes LED de circulação diurna posicionadas por cima dos faróis LED, enquanto as cortinas de ar no pára-choques contribuem para melhorar a aerodinâmica ao reduzirem a turbulência nos arcos das rodas. Na traseira sobressaem os contornos dos piscas e luzes de marcha atrás, a par dos faróis traseiros slim em LED e do aileron traseiro que integra a luz de travagem superior em LED. A isto acresce a carroçaria bi-tom que é um gosto e as bonitas jantes. No geral, é um modelo com uma estética que fala por si, marcando inegavelmente à sua passagem.

Interior

O interior transporta a ideia do exterior, de um modelo jovial, pragmático e moderno. Marcado pela sensação de espaço, tanto nos lugares dianteiros como traseiros. Os bancos são confortáveis e recebem bem as costas.

Ainda que alguns plásticos deixem a desejar, num olhar geral, o habitáculo passa uma sensação agradável, para o que muito contribuem as possibilidades de personalização, que podem ornar as molduras das saídas de ventilação, a zona circundante da alavanca das velocidades, o anel do botão para ligar o motor, os pespontos dos assentos, volante e cintos (estes últimos opção única no segmento). Há vários locais de arrumação, com destaque para a portas, onde há espaço para garrafas até 1,5l. A bagageira proporciona 361l, aumentando para os 1143l com os bancos traseiro rebatidos (na proporção 60:40). Há também duas tomadas de 12 V junto do seletor, entradas AUX e USB e

carregador sem fios para smartphone.

O ecrã tátil tipo flutuante no tablier, ainda que saliente e por isso esteticamente não muito harmonioso, apresenta uma boa visibilidade. Disponível de 5” a 8’’ (opcional), integra todas as funcionalidades de conectividade e infoentretenimento, como navegação, media e conectividade (integração de smartphone Apple Carplay e Android Auto), estando devidamente posicionado para uma fácil consulta das informações por parte de quem segue ao volante.

Sistemas de Assistência à Condução e Segurança

Em termos de sistemas de segurança e assistência à condução o maior destaque vai para a inclusão do head-up display, uma novidade na Hyundai, no caso, de 8”. A par disso, o Hyundai SmartSense, entre equipamento de série e opcional, garante: travagem autónoma de emergência com deteção de peões; sistema de manutenção na faixa de rodagem (de série); faróis full LED com sistema de controlo automático dos máximos e luz de iluminação em curva (estática); alerta de fadiga do condutor (de série); detetor de ângulo morto e alerta de tráfego na retaguarda do veículo; câmara de auxílio ao estacionamento traseira com linhas dinâmicas; controlo de arranque em subida e controlo de descida; sensor de chuva (limpa pára-brisas de ativação automática); sensor de luz (faróis de acendimento automático); sensores de estacionamento traseiros; indicador de perda de pressão dos pneus e  “Highline” (indica o pneu afetado); VDC, ESC e ESP.

Ao volante

O Hyundai Kauai é um modelo que dá prazer guiar e transmite feeling desde o primeiro momento, logicamente que à escala do seu motor 1.0 a gasolina de 120 cv. Este permite-nos uma condução tranquila e lida bem com as necessidades do conjunto.

No entanto, a sua arquitetura, com um peso de 1233 kg, quando associada a pneus 235/45 R18, como no caso da versão ensaiada, exige algo do bloco de três cilindros a gasolina, com o binário de 172 Nm a partir das 1.500 a obrigar-nos a recorrer com alguma frequência à caixa manual de 6 velocidades a baixas velocidades, para compensar aquilo que, naturalmente, o motor nem sempre consegue dar. Nas passagens esta oferece-nos alguma resistência no curso do seletor, parecendo haver um ‘clique’ a cada passagem ao invés da fluidez habitualmente esperada. No entanto, tal é um pormenor e não um problema.

Em estrada o pequeno três cilindros é uma presença sonora frequente no habitáculo, com o barulho oriundo do capot a fazer-nos companhia no habitáculo sem serem precisas grandes subidas de regime.

O comportamento em estrada, nomeadamente ao nível do compromisso chassis/ suspensão, é de grande nota, permitindo-nos abordagens em curvas a elevadas velocidades, em registos que, à partida, poderíamos pensar não ser possível. Adorna-se e faz-se bem às curvas, transmitindo-nos sempre muita segurança e um grande tato nas reações a esperar. Tanto a direção como os travões correspondem a preceito e estão em harmonia com o conjunto.

Toda esta experiência é levada a cabo num modelo que oferece uma agradável posição de condução, com todas as funcionalidades facilmente ao dispor do condutor. No geral, é uma proposta que transmite ao volante a sensação de prazer e jovialidade emanada pela imagem exterior.

Consumos

Num registo calmo e dentro da legalidade os consumos deste modelo com o motor 1.0 T-GDi cifram-na na casa dos 6,5l, podendo elevar-se para os 11l se quisermos ‘espremer’ tudo o que ele tem para dar.

Motorizações e versões disponíveis

O Hyundai Kauai conta com motores turbo a gasolina: 1.0 T-GDi de três cilindros com 120 cv, tração dianteira e transmissão manual de seis velocidades; 1.6 T-GDi de quatro cilindros com 177cv, tração integral e caixa 7DCT.

Equipamento Opcional

O Hyundai Kauai ‘deixa’ pouco espaço para equipamento opcional, pelo simples facto de praticamente tudo vir incluído de série, o que é uma boa carta de apresentação. Por isso, para quem queira algo mais que o ‘menu básico’, há a destacar o Safety Pack – FCA (Travagem Autónoma de Emergência) e

estofos em pele e tecido com acabamentos interiores em lima ou vermelho.

Concorrentes

Em termos de concorrentes, há a considerar, por exemplo:

– Kia Stonic 1.0 T-DGi EX com 120 cv e caixa manual de 6 velocidades por 17.210€ (preço com atual campanha de 3200€)

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

– Nissan Juke DIG-T com 115 cv e caixa manual de 6 velocidades por 15.500€

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

– Peugeot 2008 Allure 1.2 PureTech com 130 cv e caixa manual de 6 velocidades por 20.350€

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

– Renault Captur Energy TCe 1.0 com 120 cv e caixa manual de 5 velocidades por 18.450€

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

– Seat Arona 1.0 TSI com 115 cv e caixa manual de 6 velocidades por 23.126€.

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Balanço Final

O Hyundai Kauai garante uma imagem distintiva aos seus ocupantes, e adequa-se bem a vários ambientes, tanto num passeio citadino, como numa incursão a pisos fora de estrada, obviamente, desde que não muito exigentes nesse particular. No fundo, é um modelo que nos transmite sensações ao volante que estão conformidade com a estética que nos oferece ao olhar – jovial, arrojado e moderno. E nem as contingências próprias de um pequeno motor numa proposta de consideráveis dimensões, se revelam um problema, antes oferecem-nos a realidade da vida, que também tem os seus senãos, que, por existirem, não quer dizer que se deixe de a gozar. Com o Kauai as viagens são um gosto, independentemente de tudo o resto.

Mais: Prazer de condução / Comportamento / Espaço interior / Estética

Menos: Caixa / Insonorização / Binário em Baixas

 

FICHA TÉCNICA

Motor

Tipo – gasolina, 3 cilindros, injeção direta, turbo, intercooler

Cilindrada (cm3) – 998

Diâmetro x curso (mm) – 71,0 x 84,0

Taxa de compressão – 10,0:1

Potência máxima (cv/rpm) – 120/6000

Binário máximo (Nm/rpm) – 172/1500-4000

Transmissão, direcção, suspensão e travões

Transmissão e direcção – dianteira, transmissão manual de 6 velocidades; direção ativa integral

Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson / Eixo de Torção

Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s) – 12,0s

Velocidade máxima (km/h) – 181 km/h

Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 4,7/6,0/5,2

Emissões de CO2 (g/km) – 117

Dimensões e pesos 

Comp./largura/altura (mm) –  4165/1800/1550

Distância entre eixos (mm) – 2600

Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1575/1584

Peso (kg) – 1233

Capacidade da bagageira (l) – 361 / 1143 (c/ bancos traseiros rebatidos)

Capacidade do depósito (l) – 50

Pneus (fr/tr) – 205/60 R16 ou 215/55R17 ou 235/45R18

Preço base (versão) (€) – 20.163€