Seat Ibiza 1.6 TDI 115 cv – Ensaio

By on 15 Março, 2018

Seat Ibiza 1.6 TDI 115 cv FR

Texto: Francisco Mendes ([email protected])

Um utilitário bem pensado

O novo Seat Ibiza recebe o galardão de carro do ano e a escolha parece mais do que certa se levarmos em consideração o teste que realizamos com a versão diesel.A versão 1,6 TDI de 115cv, foi a que testamos e logo percebemos que estamos perante um utilitário de fortes ambições, apesar de se tratar de um carro a diesel, que parece perder adeptos um pouco por toda a Europa. Mas a verdade é que este Seat, a exemplo das duas anteriores versões, tem argumentos para conquistar os adeptos de carros utilitários.

A aposta da Seat na plataforma MQB A0, confere uma imagem muito interessante a este pequeno utilitário, beneficiando das suas linhas rectas e com um grupo óptico full Led que lhe permite ter uma imagem muito agradável não passando despercebido por onde quer que passe.Ora, beneficiando deste novo design, a distância entre eixos aumentou e isso permite ter um maior espaço interior, o que num utilitário é sempre de enaltecer.

Conheça todas as versões e motorizações AQUI.


Mais:

Conforto / disponibilidade do motor

 

Menos:

Alguns plásticos

Interior

/10

Quando entramos no habitáculo deste Ibiza 1,6 TDI, deparamos de imediato com uns bancos confortáveis e de ampla regulação e facilmente encontramos a posição de condução adequada.

No sistema de info entretenimento, a Seat não aderiu à moda de outros utilitários de ecrã flutuante e por isso apresenta um ecrã próprio de polegadas a cores, fácil de manusear e sensível ao toque que conta com um sistema de navegação com Full Link, mapas e um útil sensor de estacionamento traseiro.

Para alem disso o Seat beneficia ainda do conhecido sistema de som Beats que tem um som poderoso, graças ao potente amplificador 300W, seis altifalantes e um subwoofer de alta qualidade, que nos pareceu à altura do novo Ibiza.

Alias em matéria de equipamento, bem se pode dizer que este utilitário está bem equipado proporcionando aos seus utilizadores confortáveis viagens, até porque o carro está bem isolado e dificilmente escutamos o barulho do motor no habitáculo.

Quanto ao espaço interior, esta nova geração é mais generosa e permite que se viagem de forma confortável nos bancos traseiros, sendo certo que dispomos de uma maior capacidade de bagageira agora com 355 litros

Ao Volante

/10

O Seat Ibiza que testamos equipado com o motor 1.6 TDI com 115 CV versão FR, estava dotado de uma caixa manual de seis velocidades, muito precisa e suave.

A rigidez estrutural da sua plataforma evita as sempre desagradáveis vibrações, garantindo um excelente comportamento em curva, sempre do agrado daqueles que gostam de um condução mais divertida e que desta forma tiram partido de uma das armas deste Seat Ibiza, a sua agilidade.

Ao volante deste Seat Ibiza TDI tudo é feito com grande facilidade e suavidade, seja na capacidade de ultrapassar ou mesmo quando se puxa pelos 115CV do motor.

Para os condutores mais jovens o Seat Ibiza disponibiliza o sistema Hill Hold que torna fáceis os arranques em subida, sem que viva no receio de o carro deslizar para trás quando tira o pé do travão

As ajudas à condução são muitas neste pequeno utilitário que conta igualmente com a nova geração de Controlo Electrónico de Estabilidade que permite que a qualquer sinal de deslize entre em ação, reduzindo a aceleração ao mesmo tempo que o sistema de travagem multi colisão impede as perigosas derrapagens.

O Cruise Control Adaptativo com limitador de velocidade ajusta a velocidade de acordo com o trânsito, e o Sistema de detecção de fadiga alerta-o para quando precisa de descansar.

Para além disso o Seat Ibiza conta ainda com um controlo específico de pressão de pneus que faz a monitorização para que possamos saber quando devemos repor a pressão.

Balanço Final

/10

O Seat Ibiza 1.6 TDI 115CV FR constitui uma opção a ter em conta quando pretendemos adquirir um utilitário, sendo evidente que se trata de uma opção para quem tem de realizar muitos quilómetros por ano e quer aliar o conforto à prestação. Certo é que para um segmento de forte concorrência o Seat Ibiza mostra argumentos difíceis de igualar.

Concorrentes

Hyundai i30 CRDI 95 cv

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Kia Stonic 1.6 CRDI EX 110cv

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Renault Captur 1,5 dci 110cv

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Skoda Rapid Spaceback 1.4 tdi 90cv

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

Ficha Técnica

Motor

Tipo – 4 cilindros em linha, 1.598 cm3, diesel

Potência máxima (cv/rpm) – 115/3250 – 4000

Binário máximo (Nm/rpm) – 250/1500 – 2600

Transmissão – Dianteira, CX manual de 6 velocidades

Suspensão (fr/tr) – Independente tipo McPherson / eixo de torção

Travões (fr/tr) – Discos ventilados / Discos

Prestações e consumos

Vel. Máx – 195 Km/H

Aceleração 0 – 100 km/h – 10 segundos

Consumo médio – 3,2 l/100 km

Comsumo AutoSport – 4,8 l/100 km

Emissões CO2 – 102 g/km

Dimensões e Pesos

Peso (kg) – 1258

Mala – 355 litros

Deposito – 40 L

Mais/Menos


Mais

Conforto / disponibilidade do motor

 

Menos

Alguns plásticos

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 24250€

Preço da versão base (Euros): €

Interior
Ao volante
Concorrentes
Balanço final
Ficha técnica

Interior

Quando entramos no habitáculo deste Ibiza 1,6 TDI, deparamos de imediato com uns bancos confortáveis e de ampla regulação e facilmente encontramos a posição de condução adequada.

No sistema de info entretenimento, a Seat não aderiu à moda de outros utilitários de ecrã flutuante e por isso apresenta um ecrã próprio de polegadas a cores, fácil de manusear e sensível ao toque que conta com um sistema de navegação com Full Link, mapas e um útil sensor de estacionamento traseiro.

Para alem disso o Seat beneficia ainda do conhecido sistema de som Beats que tem um som poderoso, graças ao potente amplificador 300W, seis altifalantes e um subwoofer de alta qualidade, que nos pareceu à altura do novo Ibiza.

Alias em matéria de equipamento, bem se pode dizer que este utilitário está bem equipado proporcionando aos seus utilizadores confortáveis viagens, até porque o carro está bem isolado e dificilmente escutamos o barulho do motor no habitáculo.

Quanto ao espaço interior, esta nova geração é mais generosa e permite que se viagem de forma confortável nos bancos traseiros, sendo certo que dispomos de uma maior capacidade de bagageira agora com 355 litros

Ao volante

O Seat Ibiza que testamos equipado com o motor 1.6 TDI com 115 CV versão FR, estava dotado de uma caixa manual de seis velocidades, muito precisa e suave.

A rigidez estrutural da sua plataforma evita as sempre desagradáveis vibrações, garantindo um excelente comportamento em curva, sempre do agrado daqueles que gostam de um condução mais divertida e que desta forma tiram partido de uma das armas deste Seat Ibiza, a sua agilidade.

Ao volante deste Seat Ibiza TDI tudo é feito com grande facilidade e suavidade, seja na capacidade de ultrapassar ou mesmo quando se puxa pelos 115CV do motor.

Para os condutores mais jovens o Seat Ibiza disponibiliza o sistema Hill Hold que torna fáceis os arranques em subida, sem que viva no receio de o carro deslizar para trás quando tira o pé do travão

As ajudas à condução são muitas neste pequeno utilitário que conta igualmente com a nova geração de Controlo Electrónico de Estabilidade que permite que a qualquer sinal de deslize entre em ação, reduzindo a aceleração ao mesmo tempo que o sistema de travagem multi colisão impede as perigosas derrapagens.

O Cruise Control Adaptativo com limitador de velocidade ajusta a velocidade de acordo com o trânsito, e o Sistema de detecção de fadiga alerta-o para quando precisa de descansar.

Para além disso o Seat Ibiza conta ainda com um controlo específico de pressão de pneus que faz a monitorização para que possamos saber quando devemos repor a pressão.

Concorrentes

Hyundai i30 CRDI 95 cv

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Kia Stonic 1.6 CRDI EX 110cv

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Renault Captur 1,5 dci 110cv

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Skoda Rapid Spaceback 1.4 tdi 90cv

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

Balanço final

O Seat Ibiza 1.6 TDI 115CV FR constitui uma opção a ter em conta quando pretendemos adquirir um utilitário, sendo evidente que se trata de uma opção para quem tem de realizar muitos quilómetros por ano e quer aliar o conforto à prestação. Certo é que para um segmento de forte concorrência o Seat Ibiza mostra argumentos difíceis de igualar.

Mais

Conforto / disponibilidade do motor

 

Menos

Alguns plásticos

Ficha técnica

Motor

Tipo – 4 cilindros em linha, 1.598 cm3, diesel

Potência máxima (cv/rpm) – 115/3250 – 4000

Binário máximo (Nm/rpm) – 250/1500 – 2600

Transmissão – Dianteira, CX manual de 6 velocidades

Suspensão (fr/tr) – Independente tipo McPherson / eixo de torção

Travões (fr/tr) – Discos ventilados / Discos

Prestações e consumos

Vel. Máx – 195 Km/H

Aceleração 0 – 100 km/h – 10 segundos

Consumo médio – 3,2 l/100 km

Comsumo AutoSport – 4,8 l/100 km

Emissões CO2 – 102 g/km

Dimensões e Pesos

Peso (kg) – 1258

Mala – 355 litros

Deposito – 40 L

Preço da versão ensaiada (Euros): 24250€