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Jordi Gené testou todos os tipos de condução do Cupra Formentor VZ5

By on 26 Novembro, 2021

Jordi Gené ao volante do Cupra Formentor VZ5 fez launch control, simulou uma condução diária, experienciou o modo drift e até levou o SUV para fora de estrada.

O Cupra Formentor VZ5 é a versão topo de gama do primeiro modelo 100% Cupra como marca independente. Limitado a 7000 unidades, este SUV desportivo está equipado com o mesmo motor cinco cilindros turbo utilizado no Audi RS3 e debita 390 cv de potência. Porém, mais do que um SUV para andar a grandes velocidades, o piloto Jordi gené, acompanhado por Christoph Vierling, Responsável de Desenvolvimento de Veículos completos no Centro Técnico na Seat, pôs à prova todos os argumentos que este modelo pode oferecer.

Em primeiro lugar, experimentaram o launch control. “Se queres arrancar muito depressa tens de usar o Launch Control. Liga o motor, escolhe o Modo CUPRA e coloca o ESC em sport, pressiona o travão a fundo e depois o acelerador. Espera que suba a 4.000 rpm e liberta o travão!”, explica Jordi Gené ao mesmo tempo que realiza a ação no vídeo em baixo.

Contudo, um SUV desportivo tem de ser mais do que um mero “monstro” da aceleração. No modo de condução Comfort, o piloto simulou uma utilização diária. “Com o Modo Comfort noto uma condução mais adaptada à estrada, muito suave. Sinto que, graças ao Controlo Dinâmico de Chassis (DCC), o carro comporta-se de forma fiel ao mover do volante”,afirma Gené. No modo Sport, naturalmente, a resposta ao acelerador fica muito mais firme e precisa, melhorando a performance do Formentor VZ5.

Tal como acontece com outros desportivos do Grupo Volkswagen com tração integral, como é o caso do Golf R, que já testámos, o Cupra Formentor VZ5 está equipado com um sistema que permite fazer drift. Ao usá-lo em pista, pode se ver que tem um desvio muito longo. Podem fazer-se muitos metros a virar com um ângulo muito agradável nas curvas a alta velocidade. Além disso, tem duas embraiagens no eixo traseiro que posso usar separadamente. Fantástico!”, referiu o piloto espanhol.

Por fim, não deixa de ser um SUV capaz de sair do alcatrão para breves trajetos fora de estrada. “Este carro não é apenas desportivo, também é capaz de subir e descer declives até 70% sem problemas, graças à tração às quatro rodas”, afirma Vierling. “Desce sem ter de fazer nada, nem sequer travar”, acrescenta Gené. Além disso, é capaz de andar sobre três rodas sem perder tração e até supera encostas laterais de 36 graus.

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